A quem tem sede, eu darei de beber

Este é o desejo de Deus para cada um de nos. Deus quer levantar-se na sua vida. Deus quer abençoar você. Deus tem um manancial de alegria, de paz e de amor para cada um de nós e para todos de nossa família. Você quer viver neste manancial da graça de Deus? Você tem sede deste manancial? Pois bem. É exatamente isso que Deus fala para nós: “A quem tem sede, eu darei de beber”! (Apocalipse 21, 5-6).

O que está assentado no trono disse
Refletindo esta afirmação: “O Senhor está sentado no trono e fala”. É uma tautologia. Quer você queira, ou não, Jesus está assentado no trono e Ele vai falar! Logo, nesta tautologia, nós temos 2 verdades absolutas: Jesus é REI. E Jesus FALA. E ser rei, significa que ele manda em nós. Não é verdade? Você concorda comigo? Porém, muitas vezes, nós não obedecemos às Suas ordens. Sabe por quê? Não escutamos a Sua voz. Muitas vezes estamos surdos espiritualmente falando. Até queremos ouvir Jesus. Temos até uma predisposição para isso. Por exemplo, quando vamos ao Grupo de Oração, ou à Santa Missa, ou ainda quando procuramos o Sacramento da reconciliação. No entando, muitas vezes a surdez não nos deixa ouvir Jesus.

E assim, não seguimos as suas ordens. O que acontece, então, é que por não obedecermos a Deus, (sabemos que Ele é rei, queremos obedecer, mas não o fazemos), ao em vez de morarmos no manancial de água pura, vivemos no deserto sem nada. É verdade ou não é? Por isso, Jesus nos pede hoje para tomarmos uma DECISÃO definitiva e escolher por Ele. Jesus fala. E neste caso está falando e pedindo a cada um de nós para tomarmos esta decisão tão importante na nossa vida. Neste momento, inclusive, convido você, meu irmão, dá uma limpada aí nos seus ouvidos. Agora! Porque a ordem que Jesus vai nos dar é muito importante. Fecha por um instante os seus olhos e fala para o Senhor. Limpa os meus ouvidos Senhor. Eu quero te ouvir…

Mas, o que Jesus quer tanto nos falar? Jesus vai dizer para nós então, no versículo 5: “Eu Renovo!” Renovar é trazer para o novo algo que está velho, desgastado, largado, abandonado, seco. E quando Jesus nos fala que vai renovar, ele está falando que vai fazer isso sem nenhum dano, sem nenhum efeito colateral, sem nenhuma mácula. Jesus está falando de “Novinho em folha”. O que na sua vida está nesta situação? Velho ou seco e que precisa desta renovação vinda do céu? Se você tem sede, meu amigo, a fala de Jesus para você, hoje, tem um sentido ainda maior: “A quem tem sede, eu darei de beber.”, diz o Senhor nesta palavra de Apocalipse. Na tradução da Bíblia do Peregrino vai dizer, “O sedento darei de beber gratuitamente do manancial da vida”. Jesus então vai mostrar que para Ele o que interessa de fato é “o sedento”, ou seja, não é para qualquer um. E mais, a pessoa tem que estar com muita sede. É para aquele que tem um grande desejo por água. É claro que você sabe que neste contexto a “água” significa “graça de Deus”. é o Espírito Santo meu irmão!

Então você pode me perguntar: “Mas o que é ser um sedento?” A resposta é simples, a vivência é muito difícil, pois requer um esforço muito grande de nossa parte:

Profundidade no relacionamento com Deus
Ser verdadeiro com Deus o tempo todo
Buscar uma amizade genuína com o Nosso Senhor.

Lembro-me agora de todo o esforço que Deus fez para chegar até aqui e encontrar com você neste texto. Todo o esforço de Deus, desde o antigo testamento. Com os patriarcas, os juízes, os profetas. E agora, com a concretude da promessa D’Ele na pessoa de Jesus Cristo, ou seja, Jesus é a explicação de Deus em pessoa. Tudo que Deus fez e faz. É para dar àquele que quer o Espírito Santo. Este manancial de água de amor que jorra do lado aberto de Cristo. Esta cachoeira de águas puras e cristalinas. Neste momento paira sobre você e sobre mim, o Espírito Santo. Paira sobre nós. Ele só está esperando a sua decisão: Você está sedento por Ele ou não? Você está sedento pela graça de Deus? Está sedento pelo Espírito Santo e por este manancial de água pura? Eu também estou…

——————————————————–
Sérgio Antônio dos Santos
Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima
RCC Viçosa