Aconteceu no campus da UFV a 33ª edição do Seara

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, aconteceu no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a 32ª edição do Seara, retiro de carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) de Viçosa.

Neste ano, o evento teve como tema “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12,2), inspirado na exortação de São Paulo aos cristãos de Roma. Como de costume, aconteceram diversas pregações, momentos de orações, animações, teatros, seminários e celebrações eucarísticas. Destaca-se a presença de vários religiosos e religiosas, seminaristas, coroinhas e ministros da Eucaristia, leigos e leigas de diversas cidades, além dos sacerdotes da Arquidiocese de Mariana, especialmente, Pe. Fabiano Milione (atual assessor arquidiocesano da RCC), Monsenhor Luiz Antônio, Pe. Paulo Nobre, Pe. D’Artagnan e Pe. Luizinho, que presidiram as celebrações durante os dias de retiro, além deles, o Pe. Rodrigo Marcos, que enriqueceu o retiro com seu testemunho. Ademais, muitos outros padres e frei que auxiliaram no atendimento das confissões.


Esta edição do Seara foi marcada, ainda, pela presença de Eugênio Jorge, cantor, compositor e músico católico bastante conhecido por canções de grande alcance nacional e, até mesmo, internacional. Ele é natural de Cruzeiro (SP), onde fundou um Centro Católico de Evangelização, que promove a música católica, o louvor e a adoração. Ademais, tem presença na TV Canção Nova e mantém parcerias musicais com diversos padres e cantores católicos.

O 33° Seara contou, ainda, com a presença da comunidade Aliança de Misericórdia, Eduardo e Cinara, na programação noturna. Além disso, muitos pregadores ajudaram a afirmar e confirmar: “Deus fala, Deus faz”, no sentido de que Deus se faz presente e nos auxilia à medida que O buscamos. A riqueza do tema deste ano proporcionou momentos profundos de oração para todos os fiéis católicos que se fizeram presente, e também para aqueles que acompanharam pelas redes sociais a transmissão ao vivo. Com expressiva participação do público, o Seara se firma como uma tradição do carnaval viçosense.