Cônego Vidigal, octogenário

Elevamos louvores ao Senhor pelo octogésimo aniversário natalício do Reverendíssimo Senhor CÔNEGO JOSÉ GERALDO VIDIGAL DE CARVALHO. Nascido a 1º de dezembro de 1933, o Cônego Vidigal cursou o Primário em Viçosa – MG; o Curso Secundário no Seminário Menor de Mariana e no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, de Belo Horizonte; os Cursos de Filosofia e de Teologia no Seminário Maior de São José, de Mariana. Diplomou-se em Filosofia em São João Del Rei. Fez a pós-graduação na PUC Minas, especializando-se em História do Brasil. Obteve certificado de diversos Cursos de Extensão Universitária como o de Jornalismo, na Cásper Líbero em São Paulo; Psicologia Dinâmica e Psicologia Experimental, na Faculdade Dom Bosco; Programa de Capacitação para as Chefias da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Ordenado Presbítero na Catedral Basílica de Mariana, aos 2/12/1956, tornou-se Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano aos três de dezembro de 1961. Seu Ministério, vivido de modo exemplar no magistério e na ação pastoral, traz em sua rica biografia os cargos de professor, em Mariana, de História e Francês na Escola Estadual “Dom Silvério” e no Seminário Menor; de Filosofia, História da América, História do Brasil, Cultura Religiosa nos Cursos de Licenciatura da Universidade Católica de Minas Gerais; de História, Francês, Economia Política e Estatística, na Escola Dom Frei Manoel da Cruz; de Introdução aos Estudos Históricos e Teoria da História, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da UFOP; História da Igreja e Eloqüência no Instituto de Teologia do Seminário São José e História da Filosofia Antiga e Medieval no Instituto de Filosofia do referido Seminário. Em Viçosa, História e Filosofia, na Escola Estadual “Effie Rolfs”.

O Cônego Vidigal é membro da Academia Mineira de Letras; da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; das Academias de Letras de Mariana e Viçosa; da Academia Marial de Aparecida, da Academia de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, de Salvador. É um dos diretores regionais da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; da Società Internazionale Tommaso d’Aquino, de Roma; da Sociedade Interamericana de Filosofia.

Em sua ampla folha de serviços prestados à Igreja e à Pátria, Cônego Vidigal foi Diretor do Jornal O ARQUIDIOCESANO e da Editora Dom Viçoso, em Mariana; Exímio Professor de Francês na Escola Estadual Dom Silvério e no Seminário Menor de Mariana; Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, época em que presidiu seu Conselho Departamental, integrando ainda o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; membro da Fundação Marianense de Educação; da Revista “Rua Direita” e Coordenador dos Cursos de Licenciatura de Mariana, Extensão da PUC Minas.
Dentre inúmeros Títulos e Prêmios, destacam-se: Comenda Dom Luciano – Mariana. Comenda Artur Bernardes – Viçosa. Éducation Certificado do Institut National de Recherche et de Documentation Pédagogiques du Ministère de l’ Nationale de France, pela participação Internationale de la “au premier Congrès de la Correspondance Scolaire, Cidadão Honorário de Mariana”.

Trabalhos em Anais de Eventos – Produção Bibliográfica: Conferencista de Congressos Nacionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos e Internacionais, como do Congresso Mundial de Filosofia Cristã em Córdoba, na Argentina, do III Simpósio Teuto-brasileiro, em Bonn, na Alemanha, do Simpósio “Os Cem Anos de Evangelização na América Latina e Centenário do Concílio Plenário da América Latina”, Cidade do Vaticano, com seus trabalhos publicados nos Anais dos referidos Congressos.

Cônego Vidigal escreve para vários sites na Internet, abordando os mais variados temas teológicos, filosóficos, políticos, científicos, sendo que inúmeros de seus artigos estão registrados por provedores globais, líderes em pesquisa e tecnologia. Articulista em inúmeros jornais de circulação nacional. Mantém programa semanal na Rede Católica de Rádio. Publicou mais de 15 Livros, com sólida fundamentação e ampla explanação dos assuntos, prefaciando tantos outros.

Em Viçosa, onde reside, exerce com generosa disponibilidade seu Ministério, sendo o responsável pelo surgimento de várias comunidades formadas nos bairros da cidade. Preside Missas diariamente na Paróquia Santa Rita de Cássia, sendo grande parte no Santuário, oferecendo aos fiéis sua rica pregação e o testemunho de solicitude pela causa de Cristo e de Seu Evangelho, com destaque especial pelos eruditos e magistrais Sermões na Semana Santa, Jubileu da Padroeira e demais efemérides. Com sabedoria e zelo sacerdotal, atende os fiéis em Confissão e Direção Espiritual. Além dos preciosos serviços oferecidos ao Povo de Deus, por meio de conferências, palestras no programa de formação das paróquias e, em especial, no Cursinho de Igreja, sobressai a empatia estabelecida com a juventude. Os Grupos Jovens dele recebem segura orientação espiritual, oferecendo-lhes a melhor formação nas Jornadas de Conscientização Cristã, do Grupo Jovens Seguidores de Cristo e nos Encontros do Grupo Jovens Unidos em Cristo do bairro Santo Antônio.
Octogenário, o Revmo. Senhor Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho prossegue fazendo o bem, através de sua vasta cultura, austera dedicação e invejável disposição ao trabalho disciplinado cotidianamente por um perfil que o configura entre os mais ilustres Viçosenses, verdadeira honra do Clero Marianense.