Escola de vida para jovens

A Escola de vida (EdV) é um serviço oferecido pela Comunidade Missionária de Villaregia (CMV) aos jovens, para seu crescimento humano, espiritual e eclesial e para que se tornem protagonistas da missão evangelizadora da Igreja.

OBJETIVO GERAL

A Escola se propõe formar:

• evangelizadores capazes de testemunhar e anunciar a vida de comunidade, a fraternidade universal, o serviço aos pobres;
• jovens aptos para promover e animar grupos e iniciativas eclesiais, a serviço da Igreja local e do mundo inteiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ajudar o jovem a colocar Deus no centro de sua própria existência e a reconhecê-lo presente na história pessoal e da humanidade.
• Conhecer, interiorizar e viver as verdades da fé cristã.
• Alimentar a sensibilidade ao anúncio do Evangelho, também por meio de experiências concretas de evangelização.
• Favorecer o desenvolvimento integral da pessoa.
• Descobrir os próprios talentos para colocá-los a serviço dos outros.
• Educar a um estilo de vida sóbrio e solidário.
• Viver a gratuidade do dom de si também através da experiência do trabalho.
• Experimentar a beleza da vida fraterna e comunitária.
• Ensinar a acolher e a valorizar os outros nas suas diversidades pessoais e culturais.
• Estabelecer amizades abertas com todos.

SEDE E DURAÇÃO

A Escola tem a duração de 9 meses.

A primeira etapa (de fevereiro até julho) é vivida na CMV de Belo Horizonte.

A segunda etapa (de julho a novembro) é vivida na CMV de São Paulo.

QUEM PODE SE INSCREVER NA ESCOLA DE VIDA?

Jovens que viveram um encontro pessoal com Deus e desejam dedicar nove meses de sua vida para conhecê-lo melhor e para aprender a anunciá-lo.

Eles devem ter uma idade entre 17 e 27 anos, ter concluído o ensino médio, ter boa saúde e desejo de amizade.

MODALIDADE E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições podem ser feitas até 29 de fevereiro, nas sedes da CMV de Belo Horizonte e de São Paulo.

OS 5 PILARES DA ESCOLA

A vida de comunhão: os jovens da EdV se comprometem a viver a comunhão, que brota da vida de Deus Trindade, para ser testemunhas dela entre os homens.

Na fraternidade, cada um aprende a viver com as pessoas que Deus colocou ao seu lado, aceitando suas características positivas, a riqueza da diversidade e, ao mesmo tempo, seus limites e defeitos.

A acolhida recíproca na caridade ajuda a criar um ambiente que favorece o crescimento humano e espiritual, é fonte de alegria e de paixão pela evangelização.

A vida missionária: a comunhão trinitária é amor que transborda e estimula a ir em direção aos outros, em particular àqueles que ainda não conhecem a alegria da vida de Deus.

Na EdV o jovem é ajudado a se apaixonar pela evangelização e é formado para anunciar o Evangelho no próprio contexto e a todas as nações, inclusive por meio de experiências concretas de evangelização.

Compromisso missionário no seu país e abertura ao horizonte universal da missão, sem preconceitos para com pessoas e culturas, são um binômio inseparável da EdV.

A vida de Providência: toda a vida da CMV é dom da Providência e se fundamenta nela, por meio de escolhas de sobriedade, capacidade de se adaptar e agilidade em renunciar às próprias exigências.

Na EdV aprende-se a acolher cada coisa com gratidão e com espírito de filhos, segundo as palavras de Jesus: “Por isso vos digo: Não vos preocupeis com vossa vida, com o que comereis, nem com o corpo, com o que vestireis. Não será a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?” (Mt 6,25).

A alimentação é baseada no que a CMV recebe como dom de benfeitores.

Também a acolhida de cada fato e de cada pessoa constitui uma contínua experiência de Providência, reconhecendo a passagem de Deus na própria história e no cotidiano.

A oração: a EdV é ritmada por tempos dedicados ao encontro pessoal e comunitário com Deus, à escuta da Palavra, à celebração eucarística, ao relacionamento com a Mãe de Deus.

A oração e o relacionamento com Deus é a raiz de toda atividade a favor dos irmãos. Desta forma, vive-se na dimensão do “ser”, não somente do “fazer”.

A formação humana e cristã: o processo de crescimento acompanha toda a vida humana; o amor infinito de Deus se revela e se doa ao homem que, durante toda a sua história, encontrará sempre novo alimento no encontro com a Verdade.
Uma equipe de missionários e de leigos oferece aos participantes da EdV um processo orgânico de formação com encontros, oficinas iterativas, cursos, atividades, dinâmicas etc. O objetivo é sempre o de ajudar o jovem a amadurecer no conhecimento de si mesmo, dos outros, das verdades da fé para uma maior abertura e sensibilidade ao dom de si mesmo.

CERTIFICADO

Concluindo a EdV, o jovem receberá um certificado da experiência de evangelização e de formação humana e cristã vivida.

RELAÇÃO COM A FAMÍLIA

Os participantes poderão usufruir, se desejarem, de duas semanas, distanciadas uma da outra e programadas no calendário anual, para visitar a própria família. No caso em que os participantes escolhessem não aproveitar desta possibilidade poderão continuar a experiência de vida comunitária com a CMV.

A CMV acolherá com alegria os familiares e os amigos que visitarão os jovens, nos dias e nos momentos mais adaptos, a partir da programação da EdV.

AJUDA ECONÔMICA PARA O SUSTENTAMENTO DA ESCOLA DE VIDA

A Escola assume o mesmo estilo de vida da CMV, baseada na adesão incondicional à Providência para o seu sustentamento e para a suas atividades.

Por isso, também os participantes à EdV acolhem com gratidão aquilo que a CMV recebe e, ao mesmo tempo, eles mesmos se tornam promotores ativos e canais de Providência, contatando amigos e parentes para que ajudem o sustentamento da EdV.

Conscientes que a organização e a gestão da Escola comporta muitos gastos, cada participante ajudará com uma contribuição econômica no ato da inscrição, expressão de comunhão dos bens.

MAIORES INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco nos endereços abaixo:

Rodovia José Simões Louro Jr., 3.100 – ITARARÉ
06900-000 EMBU GUAÇU SP
Telefax: 11/4661.2539 amigos.sp@villaregia.org

Rua das Canoas 461 – 30580-040 BAIRRO BETÂNIA
BELO HORIZONTE MG
Telefax: 31/3383.1545 amigos.bh@villaregia.org