Evangelho da Semana (Lucas 12,32-48)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.
37Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar.
39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?”

42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa, para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, paz e bem!

Como sempre, fico encantada com a beleza da Liturgia… que nos dá condições de uma caminhada plena no Amor de Deus! É a beleza do mistério que nos foi revelado através da Palavra de Deus!

Na semana passada, o Senhor nos mostrava a que realmente devemos dar valor e nesta semana continua de uma maneira ainda mais enfática.

Hoje, Jesus nos coloca como parte do seu projeto de salvação, somos o seu povo escolhido (v. 32) e somos convidados a ser o empregado que cuida de Suas coisas neste tempo passageiro. Mas, o Senhor chama a atenção em como temos feito o que Ele nos confiou, porque Ele bem mostrou o caminho. Há algumas semanas atrás, podemos ouvir dEle mesmo o convite a oração, a contemplação, ao serviço e hoje Ele completa (v.33-35) ordenando que não nos apeguemos as coisas do mundo, ao que é passageiro e que pode ser roubado ou corroído, porque não está bem fundamentado na Casa do Senhor. Mas, sim fazer a vontade do Pai, fazer o que Jesus ensinou… e devemos fazer essas coisas de coração (v.34), porque assim como é o coração que se fere quando nos deixamos levar pelos prazeres do mundo, será o mesmo coração que se alegrará e se fartará das delícias de Deus quando colocamos nEle os nossos prazeres e a nossa razão de viver! Que o tesouro da nossa vida esteja em Deus!

Aqui no hemisfério norte (estou na França), é verão e como no Brasil, nesta época as pessoas estão de férias de verão (2 meses de férias). Então, todo mundo vai viajar, uns vão para a praia (aproveitar o pouco tempo de sol que nós é oferecido) outros vão as montanhas, mas o certo é que todos saem de casa. E como essa parábola é interessante neste tempo, pois estando todos de férias o Senhor nos chama a trabalhar em sua obra, não importa onde ou quando. Mesmo quando saímos da rotina, somos convidados a manter nossas lâmpadas acesas e a sermos luzes de Cristo para o mundo!

Ainda me lembro que no verão do Brasil, é comum as pessoas viajarem e deixarem um vizinho ou mesmo um empregado cuidando de sua casa, para evitar roubos e saques… o que também se aplica bem ao evangelho de hoje! Somos esses amigos do Senhor a quem Ele confiou sua casa… que Ele chegue e nos encontre bem vigilantes! Afinal de contas, a casa dEle é uma super mansão e “a quem muito foi confiado, muito será exigido”.

2 comentários

  1. Muito lindo essa partilha do evangelho
    O senhor confiou em nós,p sermos seus empregados,p estarmos atentos ,e para que sejamos luzes ,levar a palavra p todos ser um canal da graca de Deus na vida das pessoas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *