Evangelho da Semana (Mateus 11,2-11)

Evangelho da Semana (João 20,1-9)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Estamos em preparação para o Natal…. Advento: tempo de preparação e espera ativa e feliz para receber o Cristo Salvador!

Mas, como é difícil esperar… ter paciência e perseverar na espera! Ainda mais na dificuldade. Olhemos para João Batista: vivia no deserto… ‘um caniço agitado pelo vento?’ Ou seja, um homem frágil e inconstante? Não. Alguém firme no que pregava e que com palavras e atos servia o Senhor. Batizado pelo Espírito Santo ainda no seio de sua mãe, Isabel, João viveu como tal. ‘Um homem vestido com roupas luxuosas?’. Mateus (3,4) diz que João usava uma vestimenta de pelos de camelos e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Jesus o declara profeta, aquele que veio preparar os caminhos do Senhor (a figura de Elias, que é esperado até hoje pelos judeus, como aquele que virá preparar a vinda do Senhor).

Mas, João estava preso (Lc 3,19-20, tem-se que Herodes encerrou João na prisão, por ter sido repreendido por viver com a esposa do seu irmão) e nesse momento de dificuldade, de provação, ele foi assaltado pela dúvida. O mesmo João que proclamou tão vivamente que Jesus era o Messias, Aquele que viria depois d’Ele para batizar o povo no Espírito Santo… Aquele de quem ele não era digno de desamarrar as sandálias.

Talvez ele pensasse: se Jesus é mesmo o Messias, porque Ele não vem me tirar da prisão, porque Ele não vem com seu exercito nos tirar dessa opressão? E por isso ele pede aos seus discípulos que vão e perguntem Jesus, se Ele é o Messias.

Jesus como sempre não responde à pergunta. Ele não diz SIM ou NÃO. Os mistérios de Deus são insondáveis. Muitas vezes queremos um SIM ou um NÃO do Senhor e não recebemos… mas devemos estar atentos porque o Senhor vê além e Ele sabe que um SIM ou um NÃO é muito pouco… Ele quer sim curar nossos maus exteriores, mas muito mais que isso Ele quer transformar nossas vidas. No caso de João, por exemplo, Ele não disse: SIM, eu sou o Messias! Mas Ele disse: ‘conta a João o que vistes e ouvistes’, ou seja, anuncie-o que eu posso muito mais do que tira-lo da prisão… eu posso dar a Vida!

E que em preparação para o Natal, não tenhamos medo de perguntar a Jesus: ‘Sois vós aquele que deveis vir?’ e que estejamos abertos para ouvir a resposta do Senhor, não só querendo um SIM ou um NÃO, mas algo maior, pois o que o Senhor tem para nos dar não é algo passageiro, mas para a vida eterna!

Que tenhamos alegria, paciência e perseverança para receber do Senhor as maravilhas que Ele tem preparado para nós! Com o salmista, cantemos com alegria a vitoria do povo de Deus (Sl 145)

SANTO E FELIZ NATAL!!!

“Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!” (Sl 145)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>