Evangelho da Semana (Mateus 16,13-19)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

Neste Domingo dedicado a S. Pedro e S. Paulo o Evangelho nos traz o texto em que Jesus revela o ministério de Pedro. Jesus quer saber o que os homens dizem a Seu respeito, as respostas dos apóstolos demonstram que Jesus é alguém especial, que tem um dom diferente dos outros. Por este motivo as pessoas O identificam como algum profeta ou alguém que já morreu e ressurgiu para explicar Sua “autoridade” diante dos homens, das doenças, dos fenômenos da natureza, etc.

Mas para o Mestre não bastava esta explicação superficial e cheia de suposições, então Ele quer saber dos seus, dos que estão mais próximos. Sabemos o quanto é importante para nós a imagem que nossa família e amigos faz da gente, para Jesus também é importante saber dos que estão mais próximos a Ele se sabem realmente com quem estão andando e confiando as suas vidas.

Simão que é o mais atirado responde com precisão, não apenas Sua missão, mas também Sua essência, “Tu és o Messias, o Filho de Deus”.

Diante desta resposta Jesus diz que não é apenas pelo conhecimento humano que o Apóstolo respondeu, mas que foi o próprio Pai quem revelou. Devemos aprender neste Evangelho a sair daquilo que Deus aparenta ser, não conhecer a Deus e a Santíssima Trindade apenas no que tange a razão humana, mas acompanhar Jesus mais de perto como Simão, isto nos ajuda a ver Deus como Ele realmente é.

Jesus, sem que Simão perguntasse, revela também a essência e a missão do Apóstolo, “Tu és Simão, filho de Jonas”, este homem que todos conheciam, conviveram com seus pais, tem uma história, um passado e vai se tornar “Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”, esta é sua missão.

Pedro recebe as chaves do Reino dos Céus, nosso primeiro Papa. Na simplicidade de um pescador, que deixa tudo para seguir Jesus, que se entrega totalmente a Deus, o Senhor faz a obra no coração daquele homem que se enche de coragem para edificar a Igreja de Cristo.

Devemos aprender com Pedro a ter intimidade com o Cristo, a deixar tudo para seguí-Lo (“Eis que deixamos tudo e te seguimos” Mc 10,28), e a coragem de professar a nossa fé diante de Jesus e diante dos homens. A intimidade com Jesus se faz através da oração diária, a fé professada é conseqüência natural de intimidade com Deus.

Que nesta semana os Apóstolos Pedro e Paulo sejam exemplo de homens que se entregaram à causa do Evangelho de Nosso Senhor, e espelhados neste exemplo possamos renovar a nossa intimidade com o Cristo e sermos mais audaciosos diante dos homens e da sociedade, professando nossa fé com nossas atitudes e comportamento cristãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *