Evangelho da semana: Mt 28, 16-20

Antes da nossa leitura deste domingo rezemos:
Sabemos Senhor que a tua palavra é luz para os nossos passos e sob a tua luz desejamos caminhar. Por isso, te pedimos, enviai o vosso Espírito e dai-nos clareza acerca do que deseja nos dizer através desta palavra. Fortalecei nossa decisão para que possamos optar sempre pela tua palavra, uma vez que “só Tu Senhor tens palavras de vida eterna”.

NOS CAMINHOS DO ESPÍRITO

Chegamos a Pentecostes e uma certeza está em meu coração. Este presente, este Carisma maior, ou seja, o dom do Espírito Santo nos é dado por Jesus como cumprimento da palavra.

ALEGREMOS-NOS POR FAZERMOS PARTE DESTA GERAÇÃO QUE RECEBE E DESEJA VIVER SEGUNDO O ESPÍRITO DE JESUS.

EIS MEU CORAÇÃO ÓH AMADO MEU. FECUNDAI-O NO MAIS PROFUNDO DA MINHA ALMA COM A PRESENÇA DESTE DOCE E SUAVE HOSPEDE.

— Espírito de Deus,/ enviai dos céus/ um raio de luz!
— Vinde, Pai dos pobres,/ dai aos corações/ vossos sete dons.
— Consolo que acalma,/ hóspede da alma,/ doce alívio, vinde!
— No labor descanso,/ na aflição remanso,/ no calor aragem.
— Enchei, luz bendita,/ chama que crepita,/ o íntimo de nós!
— Sem a luz que acode,/ nada o homem pode,/ nenhum bem há nele.
— Ao sujo lavai,/ ao seco regai,/ curai o doente.

— Dobrai o que é duro,/ guiai no escuro,/ o frio aquecei.
— Dai à vossa Igreja,/ que espera e deseja,/ vossos sete dons.
— Dai em prêmio ao forte/ uma santa morte,/ alegria eterna. Amém.

Evangelho de 07/06/09 – Mt 28, 16-20

— O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Glória a vós, Senhor!

16. Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado.
17. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda.
18. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
19. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
20. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

FORAM PARA A GALILÉIA

Nesta primeira semana após PENTECOSTES, continuamos nosso caminho com o Espírito Santo e o primeiro ensinamento se refere a uma condição para o encontro com o Senhor e para o cumprimento da missão confiada a todo crente. Estou me referindo à importância de CAMINHARMOS RUMO A JESUS, OU SEJA, PARA A GALILÉIA. Para que os discípulos O encontrassem, a caminhada deles até a Galiléia foi fundamental. Assim também será fundamental antes de qualquer missão, ou atividade, religiosa ou não, que antes façamos a nossa caminhada até a Galiléia e ali encontremo-nos com JESUS. Isto deve soar-nos como uma chamada à conversão. É sempre bom obedecer este preceito de JESUS. Ir para a Galiléia, ir para a terra de JESUS, ir para o mundo de JESUS, onde se encontram os valores de JESUS. AMADOS, ENTÃO VAMOS PARA A GALILÉIA.

ADORARAM-NO

Esta será sempre a nossa primeira atitude ao nos encontrarmos com JESUS. Aprendemos de JESUS que “vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade” 1. E como estamos ainda caminhando no Espírito de PENTECOSTES, uma boa sugestão será a de pedirmos a ajuda ao Espírito para que nos conduza ao encontro de JESUS, e assim possamos adorá-lo, como Ele deseja.

TENHO DIFICULDADE EM CONCEBER UM SERVO/AMIGO DE JESUS, QUE NÃO O ENCONTRE PARA ADORÁ-LO, PARA ESTAR COM ELE. NA ADORAÇÃO AS NOSSAS INSEGURANÇAS, DÚVIDAS, MEDOS SERÃO DISSIPADOS. CREIA NISSO.

MARCHEMOS RUMO AO SACRÁRIO E ENTÃO O VEREMOS COMO ELE É.

ENSINAI A TODAS AS NAÇÕES

O campus universitário, os locais de trabalho e outras realidades são as nações que precisamos evangelizar. Ao dizer que os jovens evangelizam os jovens, os operários evangelizam os operários, conseqüentemente os universitários evangelizam, formam, batizam os universitários.

Neste texto, por duas vezes JESUS exorta de forma imperativa: “ensinai tudo o que vos prescrevi”. E eu só sei as prescrições de Jesus quando vou para a Galiléia, para o convívio com Jesus, na oração pessoal, na liturgia, em boas leituras espirituais, ao se buscar o conhecimento da verdade.

A atitude de ir ao encontro do outro com o desejo de partilhar-lhe a sua experiência com o Deus vivo é uma das mais nobres atitudes que um cristão pode oferecer ao mundo moderno. Além de ser um serviço de evangelização da igreja, porque agimos cumprindo um mandato de Jesus, recebemos muito de volta.

Lembremos uma passagem muito familiar a nós do ministério universidades renovadas, a multiplicação dos pães. Nela, o pouco que se consegue junto a um menino, cinco pães e dois peixes, depois de apresentado a Jesus e por Ele abençoado, é DISTRIBUIDO pelos discípulos. Após a partilha do pouco pão, são recolhidos 12 cestos cheios.

Ao sairmos para a missão, principalmente agora, em tempos de Ruah, percebermos que nós seremos os que mais aprendemos e fomos instruídos pelo SENHOR.

ESSA É A MATEMÁTICA DE DEUS, VOCÊ DÁ DOIS, CINCO E RECEBE DOZE. ENTÃO VAMOS FICAR ESPERANDO O QUÊ?

Os cristãos devem viver e ensinar o preceito da busca da verdade, pois Jesus é o caminho a verdade e a vida. Outro preceito é o da valorização da vida, espera-se que nós que nos encontramos com Jesus, vivamos a JUSTIÇA, precisamos marcar presença na universidade e no mundo do trabalho com atitudes verdadeiras, que defendam a vida, que sejam JUSTAS. Muitas vezes nos tornamos “fisiologistas”e acabamos sendo injustos, ao escolher com critérios parciais. LEMBRE-SE O REINO DE DEUS É JUSTIÇA, GOZO E PAZ NO ESPÍRITO SANTO.2

>EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS

A vida no espírito é a forma de vivenciar a presença eterna de JESUS conosco. Buscá-lo na eucaristia, na adoração, na oração pessoal, no serviço aos irmãos, no cumprimento dos meus deveres de batizado e outras formas de espiritualidade são formas de experimentarmos a presença sempre amiga e consoladora de Jesus entre nós.

O Pentecostes também é uma forma desta presença acontecer, pois o Pai não nos deixar órfãos, consiste em dar-nos o seu espírito e com a presença dEle em nossa vida, percebermos que Jesus está conosco todos os dias, em todas as nossas atividades e missões.

O Espírito Santo fala a cada pessoa através de sua consciência, indicando-lhe o que está bem e o que está mal, e ajuda a tomar as decisões que correspondem à vontade de Deus. Ao ler as Escrituras podemos descobrir como o Espírito Santo guia os crentes de duas maneiras: por uma parte, através de sua consciência; por outra, através do Magistério da Igreja.

O Espírito Santo não é só quem guia “para a verdade completa”, segundo as palavras de João evangelista, mas também é o “mestre interior”, como o define São Paulo, pois “não se limita a indicar o que se deve fazer, e sim também dá a capacidade de fazer o que manda”.

O âmbito no qual o Espírito Santo exerce sua função de guia é a consciência. Através dela, a guia do Espírito Santo se estende também fora da Igreja, a todos os homens.

Neste âmbito, íntimo e pessoal, o da consciência, o Espírito Santo nos instrui com as boas inspirações ou as iluminações interiores. São impulsos a seguir o bem e a rejeitar as mal atrações e propensões do coração que não se explicam naturalmente, porque com freqüência vão em direção contrária ao que a natureza queria. Mas o Espírito Santo guia também os crentes através do Magistério da Igreja. É igualmente fatal pretender prescindir de uma ou de outra das duas guias do Espírito.

Quando se descuida do testemunho interior, cai-se facilmente no legalismo e no autoritarismo; quando se descuida do exterior, apostólico, cai-se no subjetivismo e no fanatismo. Quando tudo se reduz à escuta pessoal, privada do Espírito, abre-se o caminho a um processo irrefreável de divisões e subdivisões, porque cada um crê que tem razão.

Mas devemos reconhecer que existe também o risco oposto: o de absolutizar o testemunho externo e público do Espírito, ignorando o individual que se exerce através da consciência iluminada pela graça. O ideal é uma sã harmonia entre a escuta do que o Espírito me diz, singularmente, e o que diz à Igreja em seu conjunto e, através da Igreja, a cada um.

A doutrina sobre o discernimento de Santo Inácio de Loyola ajuda o crente a “ver o que Deus quer em uma circunstância de forma precisa”. E a condição mais favorável para um bom discernimento é uma “disposição de fundo” a fazer a vontade de Deus.

Como bons atores, devemos «ter o ouvido atento à voz do ‘auxiliar de palco’ escondido, para recitar fielmente nossa parte no cenário da vida. É mais fácil do que se pensa, porque nosso ‘auxiliar de palco’ nos fala dentro, ensina-nos todas as coisas e nos instrui em tudo. Basta às vezes um simples olhar interior, um movimento do coração, uma oração.

Reflexão Final

Sair do meu ponto de conforto, segurança, para deslocar-me à Galiléia, ou seja, ao encontro de Jesus, seus costumes, sua doutrina, é um dos maiores desafios do homem da modernidade, porém uma necessidade para aqueles que desejam a vida cristã, pois é aos pés do mestre que os discípulos são formados.

Só um coração adorador poderá contemplar a Glória de Deus! Então será uma questão de sobrevivência para aqueles que desejam a caminhada com Jesus, o encontro com ELE e ao encontrá-lo poder dizer “MEU SENHOR E MEU DEUS”.

As realidades universitárias nos esperam como mestres da vida cristã. Nosso maior ensino se dará através de um testemunho vivo e verdadeiro, oferecido na força do Espírito Santo. Um Pentecostes pessoal nos auxiliará a percebermos a presença viva, amiga, real de Jesus conosco todos os dias, como Ele nos assegurou.

VEM ESPÍRITO SANTO, VEM!

1 Jo 4, 23-24.
2 Rm 14, 17.

Um comentário em “Evangelho da semana: Mt 28, 16-20

  1. Olá a todoѕ. Eu ѕó estavа a nаvegаr nа Internet por
    divеrsãо e νеio em cimа dе ѕeu site.

    Pós fantástico. Muito obrigado poг compаrtilhar
    sua еxрeriência! É bom saber quе algumas
    pessoaѕ аinԁa colocar isso em um esfοrço para gerenciаr seus
    ѕites. Eu vou ter a certeza de verіficar novamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *