Eventos no Carnaval

Em nosso dia a dia, sempre estamos diante de alternativas que se nos apresentam. A vida é feita de opções. Nossas escolhas têm a ver com os princípios que regem nossa história pessoal. As consequências são fruto que delas se desdobram.

Nos dias de carnaval, por exemplo, uma considerável parcela da população se serve do “feriadão” para descansar. Há quem gosta de aproveitar o recesso para viajar. Uns vão às praias, chácaras ou aos sítios, desfrutando dos ambientes bucólicos. Há também aqueles que fazem de tal ocasião, uma oportunidade para um encontro pessoal com Deus, participando de eventos religiosos.

Merece destaque o encontro aberto denominado “SEARA”, realizado no Campus da UFV, atraindo pessoas de tantos lugares. Um verdadeiro legado espiritual oferecido pelo inesquecível zelo apostólico de seus idealizadores e cultivado na generosidade de um voluntariado exemplar. A cada edição foram acrescentados tesouros descobertos durante a caminhada. Atualmente, são quatro dias de muita música, shows, teatro, pregações, workshops, seminários etc. A cada ano, o tema é sempre de inspiração bíblica. As atividades são construídas à luz de uma perícope. Esta, aliás, oferecida para outros eventos do mesmo porte promovidos pela Renovação Carismática Católica, RCC, em todo o Brasil; neste Ano Nacional Mariano o tema é “Meu espírito exulta de alegria” (Lc 1, 47).

A oração é o oxigênio de nossa alma. Podemos nos beneficiar e muito com a prática do diálogo com Deus. Proveitosa é a escolha de momentos especiais para aperfeiçoar nossa sintonia com o Senhor.

Muita gente pensa que “SEARA” é programa só para a juventude. Claro que os jovens fazem expressiva presença e entusiasta participação. Contudo, trata-se de um encontro aberto a todas as idades. Há, inclusive, o “Searinha” que reúne as crianças. Em todos os momentos, jovens de todas as idades estão presentes e se sentem plenamente acolhidos. Então, é espaço garantido também aos adultos e idosos.

O “SEARA” tem sido um eficiente meio de evangelização, envolvendo milhares de pessoas capitaneadas pelo voluntariado de líderes incansáveis. Uma bonita festa onde a alegria e a fraternidade constroem a participação popular de forma intensa.

Em comunhão com o “SEARA”, o Santuário Santa Rita de Cássia, localizado no coração de Viçosa, promove QUARENTA HORAS de adoração ao Santíssimo Sacramento, com especial intenção pelos cinco Continentes. Trata-se de uma programação mais voltada para a promoção de Vigílias Eucarísticas, resgatando as clássicas QUARENTA HORAS.

“Seara” e “Quarenta Horas” são alternativas postas ao lado de outras que podem ajudar a fazer dos dias de carnaval uma excelente oportunidade para alimentar a alegria que rege nosso ser. O ambiente alegre e tranquilo oferecido por estas iniciativas evangelizadoras é um incentivo ao cultivo da paz e à busca de meios que favorecem o crescimento espiritual.

Padre Paulo Dionê Quintão

Pároco do Santuário Santa Rita de Cássia. Jubileu de Prata Sacerdotal 1984 - 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *