Grupo de Oração: Eu participo (Introdução)

Grupo de Oração (GO) é a célula da Renovação Carismática Católica (RCC). Segundo o dicionário, célula quer dizer unidade fundamental e, sendo fundamental, quer dizer que é a base, o alicerce, o sustentáculo, a razão, ou seja, pode-se dizer que, o Grupo de Oração é, então, essencial e necessário!

A RCC, renovação dos milagres de Deus, um novo pentecostes no meio de nós, tem como missão fazer acontecer, hoje, nos cristãos aquela benção transformadora que ocorreu com os apóstolos e discípulos de Jesus no Cenáculo! Desta forma, o GO é o lugar primordial onde esta graça deve acontecer.

O GO é estruturalmente divido em: núcleo de serviço e reunião de oração, cada um com suas devidas extensões (ministérios específicos, grupo de perseverança etc).

Muitas pessoas já escreveram sobre qual é o objetivo de um GO, o que eu mais gosto é este: “O GO tem como objetivo levar os participantes a um encontro pessoal com o Deus vivo”. Se fixarmos neste objetivo, muitos serão os frutos que poderemos colher.

Contudo, você deve se perguntar, mas como fazer isso? A resposta quem dá é Maria, ‘a batizada no Espírito Santo’: “Fazei o que Ele vos disser”… entretanto, para ouvir o que o Senhor nos diz é necessário ser fiel na oração pessoal, na leitura orante da Sagrada Escritura, na vida sacramental, na devoção a Nossa Senhora, no engajamento na Igreja, no jejum e penitência etc.

Por se tratar de um grupo, a unidade é essencial, deve-se buscar viver como a comunidade primitiva descrita por Lucas em At 4, 32: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma”, uma comunidade carismática que se porta como sinal do sacramento permanente de Pentecostes na Igreja.

E hoje essa comunidade, presente numa paróquia, universidade, empresa, em um colégio, presídio, condomínio ou em tantos outros locais, leva sua vivência do batismo no Espírito Santo, cada um à sua maneira, sem perder a identidade da RCC e sempre em comunhão com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana!

Desta forma o GO deve ser um local onde os dons do Espírito se manifestam, que leve os participantes a uma vivência de fraternidade e fidelidade àquilo que o Senhor nos propõe dia-a-dia. Temos que ter zelo pelos nossos GOs, na pessoa de cada participante que sai da sua casa, larga tudo e vai até a reunião de oração não só para ouvir vozes que falem de Deus, mas para ter uma experiência real com Ele. Temos que zelar por isso e ser verdadeiros discípulos e missionários de Cristo.

E é por isso também que estamos aqui partilhando sobre o grupo de oração, porque o discípulo missionário está em constante aprendizado e eu espero que possamos trocar vastas experiências sobre nossos GOs. Nos próximos posts vou trazer temas mais específicos, como a reunião de núcleo e a reunião de oração, não só na teoria mas também partilhando experiências.

“Exerçam os carismas, sejam aquilo que vocês são. Sejam na Igreja aquilo que vocês foram chamados a ser” (João Paulo II).

Que Maria Santíssima nos instrua!