Grupos de Oração argentinos se mobilizam para ENUR 2014

murarg04

De 4 a 7 de setembro, o Ministério Universidades Renovadas da RCC do Brasil se reunirá na Universidade Federal de Viçosa para o Encontro Nacional Universidades Renovadas (ENUR 2014). Mas essa grande festa em comemoração aos 20 anos de evangelização no ambiente acadêmico não terá apenas a presença dos “luquinhas” brasileiros. O sonho de amor para o mundo chegou também à nossa vizinha Argentina, onde um grupo de estudantes se prepara pra estar em Minas Gerais.

Inicialmente, seis argentinos deverão viajar ao Brasil. Porém, todos os servos dos Grupos de Oração Universitários do país estão mobilizados, com muita criatividade e entusiasmo, para conseguir recursos para as despesas. Como auxílio financeiro, eles estão confeccionando pequenos globos de madeira, com o símbolo do Ministério, que serão vendidos em terras mineiras.

Leonel Angelino é um dos universitários argentinos que estarão no ENUR. Ele explica que será como se todos os Grupos da Argentina participassem, já que toda a experiência vivenciada no Brasil será levada aos demais e transmitida através de formações. “Tudo servirá para nosso crescimento e crescimentos de todos os GOUs. Algumas pessoas não poderão estar conosco por questões financeiras, mas, indiretamente, também serão beneficiadas”, afirma.

altO primeiro GOU argentino é o Ángeles Custodios (Anjos da Guarda). O Grupo nasceu em 02 de outubro de 2012, após Leonel passar um semestre estudando em uma universidade no estado de São Paulo, onde conheceu um GOU. “Quando voltei para a Argentina, me reuni com alguns amigos e falei desse sonho. Tivemos grande apoio do padre Alfredo Nicola, que nos motivou muito. Agora, já temos um GOU em outra faculdade da mesma cidade e também em outros estados”, comemora.

Sobre a comemoração dos 20 anos do Ministério, Elio David Arredondo comenta que a presença dos argentinos nesse momento não é apenas importante, mas extremamente necessária: “São 20 anos! Nós temos muito a aprender. Não estamos olhando esse encontro apenas como uma viagem e um evento para estudantes e profissionais. Esta será uma oportunidade de crescer espiritualmente e na maneira de evangelizar, dentro e fora da universidade. Estou me preparando em todas as áreas, até no idioma, há um tempo que venho estudando e quero colocar em prática”.

Além dos globos de madeira, nas dioceses da Argentina estão sendo vendidos CDs gravados com músicas cristãs, que também ajudarão a diminuir os gastos de cada jovem nessa viagem. Leonel explica que a ideia de produzir esses CDs surgiu depois que eles participaram duas vezes da missão Jesus no Litoral no Brasil. “Vimos que os brasileiros têm o hábito de trocar objetos ou pedir colaborações para poder viajar até as comunidades distântes. O CD é uma forma de evangelizar. Mais do que conseguir fundos, queremos ajudar a comunidade a rezar com essas músicas”, ressalta.

O ENUR

O Encontro Nacional Universidades Renovadas é sempre um momento de experiência profunda com a essência e carisma do Ministério, através de partilhas, pregações e oração, workshops diversos, mostra científica de trabalhos relacionados à fé e ciência e animados momentos de confraternização. Todos os estudantes, professores, profissionais e servos dos demais Ministérios da RCC são convidados a participar.

Entre as presenças confirmadas para pregações, está uma das pioneiras da RCC no mundo, Patti Gallagher. A presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, e o assessor eclesiástico Dom Alberto Taveira também estarão em Viçosa, além de pioneiros do Ministério Universidades Renovadas e membros do Conselho Nacional. O tema do evento será: ‘Eu vos darei um só coração e um espírito novo’ (Ez 11, 19).

Fonte: http://enur2014.universidadesrenovadas.com/