Por que o Encontro Nacional de Formação (ENF) é tão importante para a RCC

Cada encontro na RCC tem sua unção própria, com objetivos definidos e suas conseqüências. O Encontro Nacional de Formação de Coordenadores e Ministérios traz consigo (como o nome indica) a unção da formação, visando a unidade da RCC, a partir de sua identidade. Tem por objetivo aprofundar a reflexão sobre a missão própria da RCC, na Igreja e no mundo, tendo como pressuposto o batismo no Espírito Santo e o serviço de anúncio do Evangelho a partir de uma vida plena do Espírito.

Participar do ENF significa comprometimento com a unidade do movimento, uma vez que, além da experiência pessoal de Deus que cada participante vivencia, o encontro proporciona a possibilidade de amadurecimento e ampliação na compreensão da própria vocação no serviço ministerial.

Compreendemos ser o ENF uma inspiração do Espírito Santo para a RCC, pois, sendo lugar de formação, partilha, oração e escuta ao Senhor, sairemos impulsionados por este mesmo Espírito (cf. Mt 4,1) para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

O tema discernido para o ENF de 2009: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16), quer nos despertar para a dimensão missionária da RCC. Sair da “acomodação ao ambiente” (Doc. Aparecida, 362) e lançar-se, com fervor na missão. O anúncio do Evangelho de Jesus Cristo não pode ser facultativo na vida do discípulo. Não é privilégio de um único grupo (ministério de pregação, por exemplo). Anunciar Jesus Cristo é conseqüência natural de quem O aceita como salvador pessoal. Quem se cala, depois de tê-lo encontrado, acaba por esfriar o ardor do primeiro amor. “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou aos nos chamar e nos escolher.” (Doc. Aparecida n. 18)

É por todos esses motivos e pelas muitas surpresas que Deus nos reserva no ENF 2008 que convidamos você, irmãos coordenadores a participar e motivar os servos de seu Grupo de Oração e diocese a estarem presentes nesses dias que Deus nos reservou. Organize sua caravana, e juntos caminhemos rumo à maturidade de nossa vocação!

Fonte: RCC Brasil (www.rccbrasil.com.br/)
Rogério Soares- Assessor Nacional de Formação