Pra que tanta pressa?

“Pra que tanta pressa de chegar/a nenhum lugar se não se tem/convicção pra acreditar/ que quem espera vê além…”

Este trecho da música de Ziza Fernandes faz-nos refletir a respeito do quão importante é o processo da espera para o nosso crescimento pessoal, espiritual e profissional, principalmente quando se acredita que Deus possui o controle de tudo. Todos os dias, travamos ferrenhas batalhas com o nosso desejo de apressar as coisas, de querer fazer tudo rápido ou, ainda, ver instantaneamente situações resolvidas em nossa vida.

Quem de nós já não ficou incomodado, em algum momento, ao se deparar com um sinal de trânsito fechado? Ou diante de uma fila de banco? Ou, ainda, ao viver alguma situação que demora a se resolver. Parece que a rapidez com que tudo acontece à nossa volta vai nos condicionando a querer que tudo seja imediato. A evolução tecnológica está aí ao nosso redor; hoje, tiramos uma foto e, naquele exato momento, temos a oportunidade de vê-la, apagá-la se necessário, e tirar outra, pois é tudo digital. As informações chegam de maneira rápida até nós, consequência da internet e da informatização, e isto é muito bom, é uma conquista que deve ser celebrada sempre. Por outro lado, precisamos aprender a esperar. A espera faz com que amadureçamos.

Sendo assim, a conclusão a que chegamos é que é essencial aprendermos a conviver com ambas as situações. Não podemos e nem devemos descartar o progresso, a evolução tecnológica, pois estes são fundamentais para o nosso crescimento como ser humano; entretanto, não podemos também nos perder e achar que tudo precisa ser imediato. Precisamos de equilíbrio e paciência pra viver bem e tirar proveito de ambas as situações. Vamos fazer esta experiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *