Programação do Congresso Mundial de Padres em 2010

Com o tema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, já tem data marcada o Congresso Mundial de Padres, que deve acontecer em Roma, entre os dias 9 e 11 de junho de 2010. O evento vai encerrar o Ano Sacerdotal.

Segundo informações da Rádio Vaticano, o Congresso vai consistir em testemunhos sacerdotais, momentos de oração, confissões e adoração, conferências, música e uma missa presidida pelo papa.

A programação do encontro começa na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Ali, haverá oração, seminário sobre “Conversão e Missão”, a exposição do Santíssimo Sacramento e espaço para a confissão e a celebração da missa.

Logo no segundo dia o evento será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior. Pela manhã os padres se reúnem ao redor do tema “Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna”. Uma vigília com testemunhos, momentos musicais e de adoração devem acontecer no fim da tarde. O papa Bento XVI já confirmou presença nesse dia.

No último dia, encerramento do Ano Sacerdotal e solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o papa presidirá uma missa na Basílica de São Pedro. O tema da reflexão será “Com Pedro, em comunhão eclesial”.

A Congregação para o Clero é dirigida pelo cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. Ele confiou a organização logística do congresso internacional à Obra Romana de Peregrinações, instituição dependente da Santa Sé.

Para participar, acesse a página web (www.orpnet.org).