Projeto RUAH: deixe o Amor amar

(Semana Nacional Missionária do Ministério Universidades Renovadas – RCC)

O “Projeto Ruah” é uma semana evangelizadora nas universidades de todo o Brasil, com a metodologia do Querigma (o anúncio do essencial da revelação cristã, com vista à conversão inicial), promovida pelo Ministério Universidades Renovadas, da Renovação Carismática Católica do Brasil. Universitários de todo o Brasil estão oferecendo uma programação variada: abordagem querigmática através de duplas de missionários, serenatas, missas, Grupos de Oração Universitários (GOUs), apresentações artísticas, aconselhamento, confissões, uma experiência de oração no final de semana e muitas outras ações.

“Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido.” (At 4,20)

Diante da alegria de termos participado dessa I Semana Nacional Missionária, nós, do MUR de Viçosa, Minas Gerais, gostaríamos de partilhar um pouco das maravilhas que Deus realizou em nós e através de nós. Como nos foi dito, somente Deus conhece os frutos inimagináveis que essa Semana tem produzido e vai produzir nos corações!

Nós, da Universidade Federal de Viçosa, acreditamos realmente que essa Semana Nacional Missionária foi o mais belo presente de aniversário de 15 anos que o Ministério Universidades Renovadas pôde receber de Deus através das mãos do nosso querido Arcebispo Dom Alberto Taveira. De acordo com o costume, é nos 15 anos que a adolescente é apresentada à sociedade e, certamente, durante a I Semana Nacional Missionária, o Ministério Universidades Renovadas foi apresentado com toda sua riqueza e beleza nas universidades brasileiras! Nada melhor comemorar os 15 anos, “deixando o amor amar” em nós!

Em virtude do atraso no início das aulas e também da necessidade de uma preparação espiritual maior, decidimos fazer a Semana Missionária somente na data de 31 de agosto a 4 de setembro de 2009. Antes da Semana propriamente dita, fizemos um Encontro de Reavivamento no Espírito (22 de agosto de 2009), que marcou o início de uma Novena de Pentecostes que fizemos na Capela da Universidade. Após a Novena, fizemos dois dias de formação (dias 28 e 29 de agosto de 2009) para o envio dos missionários.

Já no primeiro dia da Semana (segunda-feira – dia 31/08), nas quatro pilastras da Universidade Federal de Viçosa, começamos timidamente com algumas pessoas, segurando apenas um cartaz e dando boa noite àqueles que entravam na universidade para as aulas da noite. Passado alguns minutos, já estávamos tocando violão, os cartazes haviam-se reproduzido e, ao final, nos vimos no meio da rua, mostrando os nossos cartazes e dizendo aos motoristas e ônibus que JESUS OS AMAVA. Vimos ali o poder e a ousadia concedida a nós pelo Espírito Santo!

As reações positivas foram variadas, desde sorrisos tímidos a respostas calorosas de que Jesus também nos amava. Como nos dizia São Francisco, é dando que se recebe! Sentimo-nos muito amados já neste primeiro dia e todo o medo da missão foi, aos poucos, diminuindo!

No segundo dia (terça-feira – dia 01/09), fomos aos Restaurantes Universitários anunciar o querigma e, mais uma vez, para nossa surpresa, vimos que as pessoas não estão tão fechadas como imaginávamos para receber a Palavra de Deus. Muitas pessoas nos convidaram para sentarmos junto com elas nas mesas e foram pouquíssimas as pessoas que não quiseram nos ouvir. Percebemos mesmo que o mundo está sedento da Palavra de Deus!

Durante a noite, fizemos novamente a experiência de recepcionar as pessoas nas quatro pilastras com cartazes, música e frases de amor como “Boa noite! Jesus te ama”. Deixamos o amor amar de várias formas: ajudamos a empurrar um carro, cantamos parabéns para uma garota que estava fazendo aniversário e a nossa amiga Michele deu muitos abraços com o seu famoso cartaz: “Quer um abraço de graça?” Foi uma experiência muito linda!!!

Na quarta-feira (dia 02/09), fizemos uma Via Sacra pelo Campus da Universidade em uma bela procissão de jovens com a Santa Cruz. Fizemos algumas paradas de oração e contemplação da Cruz em locais estratégicos da universidade e, durante o trajeto, tentamos demonstrar toda a nossa alegria de seguir Jesus, cantando alegres músicas. Com a procissão, mostramos à universidade que amamos um Deus que morreu por nós e que está vivo e ressuscitado! Ainda que a linguagem da Cruz não fosse compreendida por muitos, refletimos que também Jesus foi incompreendido durante sua subida rumo ao Monte Calvário. Entretanto, nem por isso, Ele deixou de amar a humanidade, assim como tentamos amar a todos os universitários, servidores e professores naquele momento de procissão. Ficará marcada indelevelmente essa experiência nos nossos corações!

Por fim, na quinta-feira (dia 03/09), durante o horário de almoço, fizemos um emocionante momento de evangelização no Barzinho do DCE. As dificuldades, porém, para que esse momento acontecesse foram grandes! Mesmo tendo avisado previamente os responsáveis que faríamos um momento de evangelização no local, fora marcado no mesmo horário a apresentação de uma roda de capoeira! Imaginem a situação! Após muita diplomacia e negociação, conseguimos dividir o horário de apresentação no Barzinho do DCE! Tocamos algumas músicas católicas e depois apresentamos um belíssimo teatro ( http://www.youtube.com/watch?v=LXioHsV1o0U )! No momento da apresentação do teatro, assim como o Sol parou diante da oração de Josué, o Barzinho do DCE literalmente parou para ver o nosso teatro!!! Até o pessoal da rodinha de capoeira todo sentou para ver a apresentação! Foi realmente muito emocionante! Após a apresentação do teatro, fizemos um GOUZÃO ao ar livre ao lado do DCE com as pessoas convidadas por nós no Barzinho do DCE.

Por fim, a Semana Missionária teve seu encerramento oficial no dia 13 de setembro de 2009, momento este que fizemos uma tarde de louvor, acolhendo a todas as pessoas que receberam o primeiro anúncio feito por nós.

Desde já, porém, testemunhamos que essa Semana Nacional Missionária ficou e ficará marcada nos nossos corações para sempre! Bendito seja o Espírito Santo, a Força do Alto, que fez maravilhas através do nosso frágil e temeroso SIM!

Abraços fraternos,

Coordenação do Ministério Universidades Renovadas de Viçoca-MG

Um comentário em “Projeto RUAH: deixe o Amor amar

  1. Maravilhoso testemunho. Esse ano (2013), vou coordenar o Ruah aqui em Belém/PA. E vejo como Deus é maravilhoso para conosco. Sabemos que nesse tipo de missão iremos enfrentar várias barreiras, mas que devemos confiar sempre no senhor e na intercessão da bem aventurado Virgem Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>