Setembro, mês da Bíblia Gincana Bíblica

Tema: Evangelho de Lucas

1. O mérito particular do Evangelho de Lucas lhe vem da personalidade muito cativante de seu autor, que nele transparece continuamente. São Lucas é um escritor de grande talento e uma alma delicada. Elaborou sua obra de modo original, com um esforço de informação e de ordem. Pergunta: Qual era a profissão de Lucas?

2. Além do terceiro Evangelho, Lucas seria autor de mais algum Livro do Novo Testamento? Qual?

3. O capítulo quinze de Lucas é considerado o “coração da Bíblia”. Por quê?

4. Quais são as três “Parábolas da Misericórdia” narradas por Lucas?

5. Bem no primeiro capítulo de Lucas encontramos a narrativa do nascimento de João Batista e, em seguida, o anúncio do anjo sobre o nascimento de Jesus. Pergunta: Qual o nome do arcanjo que fez estes dois anúncios?

6. No episódio da Anunciação, qual foi a resposta de Maria ao anjo?

7. A quem Maria foi visitar após saber que seria Mãe do Salvador?

8. O Magnificat, descrito no capítulo primeiro de Lucas, versículos 46 e seguintes, foi entoado por Maria. Pergunta: Na casa de quem ela se encontrava quando proferiu este hino que é um verdadeiro resumo da História da Salvação?

9. No capítulo primeiro de Lucas encontramos o Hino de Maria, Magnificat; o Hino de Zacarias: Benedictus, quando o pai de João Batista glorificou a Deus dizendo: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo… (Lc 1,68-79). Pergunta: Quem proclamou o Hino Nunc Dimitis, (= agora Senhor…), que está narrado no capítulo segundo, a partir do versículo vinte e nove?

10. Quais foram os primeiros discípulos que Jesus chamou à beira do lago de Genezaré?

11. No capítulo quinto encontramos a vocação de Levi, posteriormente chamado Mateus. No momento do chamado ele se encontrava em seu trabalho. Pergunta: Qual era a profissão de Levi?

12. No capítulo sexto do terceiro Evangelho notamos que, depois de passar toda a noite em oração, Jesus chamou os discípulos e escolheu doze dentre eles para ser apóstolos. Lucas mostra Jesus sempre em oração antes e depois das grandes decisões. Pergunta: Quais os nomes dos Doze Apóstolos?

13. No capítulo nono do Evangelho de Lucas percebemos como Jesus quis preparar seus discípulos para suportarem a terrível prova de Sua Paixão e Morte. Pergunta: Qual episódio ocorreu para esta preparação? Dica: É o mesmo episódio meditado no quarto mistério luminoso do Rosário.

14. Lucas narra de modo resumido a Oração da Fraternidade. Pergunta: Em que capítulo e versículos do Evangelho de Lucas está a narração da oração do Pai Nosso?

15. No capítulo 17, a partir do versículo 11, encontramos o episódio da cura dos dez leprosos. Notamos como Jesus curou todos eles. Pergunta: Quantos deixaram de voltar para agradecer a Jesus?

16. Qual o nome da árvore que Zaqueu subiu para ver Jesus passando pelas ruas de Jericó?

17. A Paixão de Jesus, segundo Lucas, começa basicamente com a Ceia Pascal e a instituição da Eucaristia. Pergunta: Em que celebração da liturgia da Igreja é reatualizado o que está descrito no capítulo 22, versículos 19 e 20 do terceiro Evangelho?

18. Onde Jesus se encontrava quando disse as palavras do capítulo vinte e dois, versículo quarenta e dois?

19. O Padre Antônio Vieira, clássico orador e grande literato que trabalhou no começo da evangelização no Brasil, fez os seguintes comentários sobre a frase que Jesus disse ao “Bom Ladrão”, no Calvário: “Hoje mesmo – (que pressa!) – estarás comigo – (que companhia!) – no Paraíso – (que recompensa!).” Pergunta: Em qual capítulo e versículo de Lucas encontramos esta frase que Jesus disse ao bom ladrão?

20. O desfecho do terceiro Evangelho é com a Ressurreição de Cristo e Sua aparição aos discípulos de Emaús. Pergunta: De quantos capítulos é composto o Evangelho de Lucas?


Respostas:

1. Médico

2. Sim. Atos dos Apóstolos

3. Porque nele estão descritas as três parábolas da misericórdia.

4. A Parábola da Ovelha Perdida; da Moeda Perdida e do Pai Misericordioso ou Filho Pródigo.

5. Arcanjo Gabriel

6. Lucas 1, 38: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

7. À sua prima Isabel, conforme está descrito em Lucas 1, 39ss.

8. Na casa de Zacarias e Isabel.

9. O velho Simeão (cf. Lc 2, 25)

10 Simão, André, Tiago e João. (cf. Lc 5, 1-11)

11. Cobrador de Impostos. Encontrava-se na coletoria. (Lc 5, 27s)

12. Leia em Lucas capítulo sexto, versículos catorze a dezesseis.

13. A Transfiguração (cf. Lc 6, 28-36)

14. Lucas 11, 2-4

15. Nove.

16. Sicômoro. (Cf. Lc 19, 4)

17. Na Eucaristia (= Missa)

18. No Monte, (= Jardim ou Horto), das Oliveiras.

19. Lucas 23, 43.

20. Vinte e quatro.