Setembro, mês da Bíblia Gincana Bíblica

Tema: Evangelho de Lucas

1. O mérito particular do Evangelho de Lucas lhe vem da personalidade muito cativante de seu autor, que nele transparece continuamente. São Lucas é um escritor de grande talento e uma alma delicada. Elaborou sua obra de modo original, com um esforço de informação e de ordem. Pergunta: Qual era a profissão de Lucas?

2. Além do terceiro Evangelho, Lucas seria autor de mais algum Livro do Novo Testamento? Qual?

3. O capítulo quinze de Lucas é considerado o “coração da Bíblia”. Por quê?

4. Quais são as três “Parábolas da Misericórdia” narradas por Lucas?

5. Bem no primeiro capítulo de Lucas encontramos a narrativa do nascimento de João Batista e, em seguida, o anúncio do anjo sobre o nascimento de Jesus. Pergunta: Qual o nome do arcanjo que fez estes dois anúncios?

6. No episódio da Anunciação, qual foi a resposta de Maria ao anjo?

7. A quem Maria foi visitar após saber que seria Mãe do Salvador?

8. O Magnificat, descrito no capítulo primeiro de Lucas, versículos 46 e seguintes, foi entoado por Maria. Pergunta: Na casa de quem ela se encontrava quando proferiu este hino que é um verdadeiro resumo da História da Salvação?

9. No capítulo primeiro de Lucas encontramos o Hino de Maria, Magnificat; o Hino de Zacarias: Benedictus, quando o pai de João Batista glorificou a Deus dizendo: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo… (Lc 1,68-79). Pergunta: Quem proclamou o Hino Nunc Dimitis, (= agora Senhor…), que está narrado no capítulo segundo, a partir do versículo vinte e nove?

10. Quais foram os primeiros discípulos que Jesus chamou à beira do lago de Genezaré?

11. No capítulo quinto encontramos a vocação de Levi, posteriormente chamado Mateus. No momento do chamado ele se encontrava em seu trabalho. Pergunta: Qual era a profissão de Levi?

12. No capítulo sexto do terceiro Evangelho notamos que, depois de passar toda a noite em oração, Jesus chamou os discípulos e escolheu doze dentre eles para ser apóstolos. Lucas mostra Jesus sempre em oração antes e depois das grandes decisões. Pergunta: Quais os nomes dos Doze Apóstolos?

13. No capítulo nono do Evangelho de Lucas percebemos como Jesus quis preparar seus discípulos para suportarem a terrível prova de Sua Paixão e Morte. Pergunta: Qual episódio ocorreu para esta preparação? Dica: É o mesmo episódio meditado no quarto mistério luminoso do Rosário.

14. Lucas narra de modo resumido a Oração da Fraternidade. Pergunta: Em que capítulo e versículos do Evangelho de Lucas está a narração da oração do Pai Nosso?

15. No capítulo 17, a partir do versículo 11, encontramos o episódio da cura dos dez leprosos. Notamos como Jesus curou todos eles. Pergunta: Quantos deixaram de voltar para agradecer a Jesus?

16. Qual o nome da árvore que Zaqueu subiu para ver Jesus passando pelas ruas de Jericó?

17. A Paixão de Jesus, segundo Lucas, começa basicamente com a Ceia Pascal e a instituição da Eucaristia. Pergunta: Em que celebração da liturgia da Igreja é reatualizado o que está descrito no capítulo 22, versículos 19 e 20 do terceiro Evangelho?

18. Onde Jesus se encontrava quando disse as palavras do capítulo vinte e dois, versículo quarenta e dois?

19. O Padre Antônio Vieira, clássico orador e grande literato que trabalhou no começo da evangelização no Brasil, fez os seguintes comentários sobre a frase que Jesus disse ao “Bom Ladrão”, no Calvário: “Hoje mesmo – (que pressa!) – estarás comigo – (que companhia!) – no Paraíso – (que recompensa!).” Pergunta: Em qual capítulo e versículo de Lucas encontramos esta frase que Jesus disse ao bom ladrão?

20. O desfecho do terceiro Evangelho é com a Ressurreição de Cristo e Sua aparição aos discípulos de Emaús. Pergunta: De quantos capítulos é composto o Evangelho de Lucas?


Respostas:

1. Médico

2. Sim. Atos dos Apóstolos

3. Porque nele estão descritas as três parábolas da misericórdia.

4. A Parábola da Ovelha Perdida; da Moeda Perdida e do Pai Misericordioso ou Filho Pródigo.

5. Arcanjo Gabriel

6. Lucas 1, 38: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”

7. À sua prima Isabel, conforme está descrito em Lucas 1, 39ss.

8. Na casa de Zacarias e Isabel.

9. O velho Simeão (cf. Lc 2, 25)

10 Simão, André, Tiago e João. (cf. Lc 5, 1-11)

11. Cobrador de Impostos. Encontrava-se na coletoria. (Lc 5, 27s)

12. Leia em Lucas capítulo sexto, versículos catorze a dezesseis.

13. A Transfiguração (cf. Lc 6, 28-36)

14. Lucas 11, 2-4

15. Nove.

16. Sicômoro. (Cf. Lc 19, 4)

17. Na Eucaristia (= Missa)

18. No Monte, (= Jardim ou Horto), das Oliveiras.

19. Lucas 23, 43.

20. Vinte e quatro.

8 comentários em “Setembro, mês da Bíblia Gincana Bíblica

    • Muito boa a maneira que foi formulado as questões. Gostaria muito que me ajudasse a formular questões parecidas para o mês da bíblia, com evangelho de Mateus. Desde já obrigada

  1. Gostei muito dessa ideia do site,pois estava fazendo pesquisa e logo o encontrei,e respondeu uma pergunta que antes eu não tinha resposta,que lindo este evangelho.

  2. Adorei essa gincana, meu paroco tambem fez com a nossa comunidade aqui em Sao paulo na paroquia Nossa Senhora de Loreto Vila Medeiros, esta sendo dificil mas estou adorando.

  3. Gostei, vou usá-la aqui na gincana do Bom Pastor. Gostaria de ser cadastrado aí na renovação e não estou consiguindo. Por favor me acolha PeRoberto

  4. Gostei muito e vou usar aqui em nossa gincana do Bom Pastor.Gostaria de sercadastrado. Pe Roberto

  5. Parabéns pela elaboração da gincana bíblica do Evangelho de São Lucas. Vou trabalhar com os alunos no mês da Bíblia.
    Que Deus o ilumine sempre. A nossa Igreja precisa de bons sacerdotes.

    Fraternalmente! Ilda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>