Tua graça me basta

Olá, povo de Deus! Que alegria mais uma vez podermos partilhar a palavra de Deus. Hoje vamos refletir sobre a vida de São Paulo, um santo tão importante para nossa fé católica. Ao refletirmos sobre a vida de São Paulo somos convidados a fazermos como ele: deixarmos a graça de Deus agir em nós por meio do Espírito Santo.

A palavra de Deus que vamos refletir está na 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios capítulo 12, versículos 7 a 9.

A palavra de Deus assim fala: “7-Para que eu não me inchasse de soberba por causa dessas revelações extraordinárias, foi me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás pra me espancar, a fim de que eu não me encha de soberba. 8-Por esse motivo, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9-Ele porém, me respondeu: “Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder”. Portanto, com muito gosto, prefiro gabar-me de minhas fraquezas para que a força de Cristo habite em mim”.

Nessa palavra vemos uma oração de São Paulo pedindo ao Senhor que lhe retire o espinho na carne. Paulo também se chamava Saulo e nasceu em Tarso, na Cilícia, um centro de cultura grega. Como muitas vezes era chamado, Paulo de Tarso, era um homem culto, descendente de Fariseus, de condição social favorável, um exímio observador das leis. Após a morte de Estêvão, Paulo assumiu uma posição importante na perseguição aos Cristãos. Numa viagem à Damasco para perseguir os cristãos das sinagogas dessa cidade, Paulo é milagrosamente e radicalmente convertido. Então, Paulo começa a pregar o evangelho na própria cidade de Damasco onde ele iria perseguir os cristãos. Depois dessa conversão, Paulo então começa seu trabalho de evangelização, sendo autor de 13 epístolas que buscavam a conversão do povo.

Esse Paulo convertido e comprometido a anunciar o evangelho então roga a Deus, três vezes, que lhe seja retirado o espinho da carne. Nessa palavra de hoje vamos refletir 3 pontos:

1º Ponto: Uma oração não atendida. Deus não tirou o espinho da carne de Paulo. Paulo lhe pedia segundo a sua conveniência e Deus lhe respondeu que para ele, bastava a sua graça. Quantas vezes nós também pedimos a Deus determinadas coisas segundo às nossas conveniências. E muitas vezes, Ele nos responde, não é preciso atender a esse pedido, porque pra você, basta a minha graça. A graça de Deus acontece independente das situações, pessoas, misérias, entre outros.

2º Ponto: Deus se utiliza de instrumentos fracos. Paulo era um perseguidor de cristãos. Deus não escolheu por seu mérito ou por suas qualidades. Deus o escolheu porque sabia de suas fraquezas. Quantas vezes nós achamos que somos autossuficientes e que Deus nos escolhe por causa de nossas características humanas. A palavra de hoje vem dizer que a escolha de Deus é graça.

3º Ponto: a fraqueza é o terreno em que a força de Deus age e se manifesta. Muitas vezes confiamos nas nossas forças, nas nossas capacidades humanas. Quando confiamos em nossas características humanas, Deus não encontra o terreno para Ele agir. Mas quando reconhecemos nossas fraquezas e misérias, Deus acha espaço para que a força Dele se manifeste em nós.

E essa força de Deus se manifesta por graça, por meio do Espírito Santo. O contexto da vida de Paulo foi para explicar que Paulo, por si próprio era perseguidor de Cristãos. E nós, quantas vezes, por nós mesmos, também somos perseguidores de cristãos e não cristãos quando julgamos o nosso irmão, quando proferimos palavras más contra nossos irmãos, quando nos tornamos pedra de tropeço para os nossos. Mas depois da conversão, Paulo, cheio do Espírito Santo, é então um homem capaz de anunciar o evangelho, porque Ele se deixa ser conduzido pelo Espírito Santo.

Assim, também nós, devemos experimentar essa conversão radical e milagrosa todos os dias de nossas vidas, para que o nosso Saulo interior, capaz de liderar perseguições, seja transformado em um Saulo pregador do evangelho, conduzido pelo Espírito Santo, ainda que seja fraco e cheio de espinhos na carne.

Então te convido a pedir ao Espírito Santo que venha conduzir sua vida e venha com a sua graça te direcionar para aquilo que O agrada.

Deus abençoe.

Camila Novaes
Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima