Visita Pastoral

A cada dia cresce a consciência de que somos uma Igreja em estado permanente de Missão. Isto nos põe diante da iluminação do cotidiano com o impulso evangelizador que não nos permite perder tempo. As palavras do Apóstolo Paulo “Ai de mim se eu não evangelizar” repercutem em nossa consciência como um alerta.

Não seria diferente a realidade da presença do Pastor que vem compartilhar o convívio com o Rebanho de Cristo confiado aos seus cuidados de pai espiritual. Os dias quatro, cinco e seis de dezembro de 2009 ficarão registrados nos anais da vida missionária da Paróquia Santa Rita de Cássia, com a realização da VISITA PASTORAL de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Puxando o fio da história. Tudo começou no auge do Ciclo do Ouro, ocasião em que a região dos garimpos gerou a fartura financeira com as riquezas das Gerais. Tinha-se o dinheiro, porém o mercado não estava abastecido de alimentos e congêneres. Tal situação deu origem à expansão das fazendas; época em que a colonização alcançou as verdes matas batizadas como Santa Rita do Turvo.

Sinais de fé e devoção também faziam parte da bagagem das caravanas. Foi no lombo dos animais cargueiros, escalando morros e descortinando encostas, atravessando rios, vales e montanhas que a devoção a Santa Rita de Cássia veio aportar-se nestas paragens. Alojou-se na alma do povo e veio transpondo as colinas e vales da História destes séculos em que SANTA RITA DE CÁSSIA tornou-se a mais consolidada referência na expressão de fé desta urbe universitária.

A visita pastoral é uma rica experiência missionária. Desde a organização da agenda do Pastor que, em nome do Senhor, vem nos visitar, até a execução de todos os eventos.
Somos uma comunidade evangelicamente iluminada pela fé. Fé genuína, brotada do coração de Cristo com o nosso Batismo nele e sustentada pela Palavra que se fez carne e se espalhou pela história no testemunho apostólico de ontem e de hoje. Pois que os Bispos são sucessores dos Apóstolos.

Bradamos aos céus, invocando as luzes e ação do próprio Deus em nosso favor: Vinde, ó Espírito Santo, as nossas almas visitai. Vinde rezar em nós para o louvor de Deus Pai que é nosso único bem. Vós sois o Consolador, o dom do Deus Altíssimo. Vinde rezar em nós, para o louvor do Filho que é nosso Irmão Ressuscitado. Iluminai-nos e derramai em nossos corações o Vosso amor. Vinde rezar em nós, para o vosso louvor e o vosso santo modo de operar. Espírito Santo, que por Maria nos destes o Salvador. Fazei-nos, com Maria, bendizer a Deus para sempre. Por vossa inspiração abraçamos a vida de discípulos missionários. Fazei, por intermédio de Santa Rita de Cássia, que vivamos sempre como irmãos e irmãs. Nós vos pedimos, ó Deus, a plenitude do Espírito Santo, para podermos partilhar o que somos e temos.

Através da Visita Pastoral, possam nossas comunidades descobrir a melhor maneira de serem, cada vez mais, verdadeiras seguidoras de Cristo, realizando a vocação à santidade.