O que são pecados graves(mortais) e pecados leves(veniais)?

Pecados Graves(mortais): São ofensas graves à Deus ou ao próximo. Apagam a caridade no coração do homem; desviam o homem de Deus. Quem morre em pecado grave (mortal) sem arrependimento, merece a morte eterna, conforme o testemunho da Escritura: “Há pecado que leva à morte” (I Jo 5,16b).

Pecados Leves(veniais): São ofensas leves a Deus e ao próximo. Embora ofendam a Deus, não destroem a amizade entre Ele e o homem. Quem morre em pecado leve não merece a morte eterna. “Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte” (I Jo 5, 17 ).

3 comentários

  1. eu confesso que pequei de novo eu fui a um retiro na igreja eu deixei o mundo so que domigo teve retiro e eu nao fui com preguiça chateei e deus e as pessoas que me amam entao estou arrependida peço o perdao de deus e de todos

  2. Prof* eu não posso comungar,pois eu tenho um afilha evivo com um homem que já foi cadao na Igreja,que quando eu o conheci estava separado há uns cinco anos ou mais me parece,eu me confessei com o padre da minha paróquia que me disse que somente deus pode me perdoar e que devo rezar e pedir a msericordia dele,deixei de dar catequese,mas o padre se preocupou em me acolher em outros serviços da igreja e sabe do tamanho do meu sofrimento,pois participo das missas,faço novenas na casa dos fiéis.Eu vou pro inferno,professor?Eu choro muito,não durmo mais,e me arrependo desta situação,não fiz por mal,quando voltei a participar como catequista que me foi abrindo o coração e com este padre abençoado nós aprendemos e entendemos melhor os mandamentos.Eu confio em Deus,mas vivo nesta culpa,eu não cometo suicidio,porque é pecado maior,irei para o inferno do mesmo jeito,o senhor pode me instruir melhor.obrigada.

    1. Minha querida,não te preocupes,somente lhe digo algo que profundamente acalmará a sua alma:”a misericórdia de Jesus é tão imensa que ultrapassa todos os nossos conhecimentos”,não pense que será condenada,pois só Deus pode julgar,nem vc mesma pode se julgar,lembre se sempre,Deus nos deu a mais belíssima e Santíssima Mãe,recorra a Ela,a Santíssima Virgem Maria,a nossa Mãe que nos ama profundamente,Ela nos leva até Jesus,sempre que vc se sentir agoniada diga assim:”Santíssima Virgem Maria,eu entrego para a Senhora todos os meus pensamentos,e o mal que está agindo sobre os meus pensamentos e tb entrego para Senhora todo o meu ser,e consagro o meu nome…..diga seu nome inteiro…Santíssima Virgem Maria eu consagro tb para Senhora todos os meu órgãos,internos e externos e entrego toda a minha vida para Senhora…Santíssima Virgem Maria eu estou pedindo,afasta esse mal de mim,a Senhora sab q estou profundamente arrependida de meus pecados,e que n queria os ter cometido,foi uma fraqueza humana minha Senhora,por favor Senhora lhes peço,tende piedade de mim e da minha pobre alma !
      Minha querida,fique em paz sempre !
      Procure sempre se confessar,reze o santo rosário,Jesus e Nossa Senhora te amam mt!E não se esqueça que um verdadeiro Pai nunca nega a entrada de um verdadeiro filho em sua casa,Ele sempre o acolherá com mt amor e carinho,pois o verdadeiro Pai ama verdadeiramente seu filho !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *