Brasília promove curso de formação para missionários

Teve início no último domingo, no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, o Curso de Formação Missionária Ad Gentes 2010. Esse curso conta com a participação de 37 pessoas entre sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, que se preparam a sair do país como missionários além-fronteiras, para os Continentes da África, da Ásia, da Europa e da América Latina.

Essa iniciativa do CCM tem a duração de três semanas e três dias de retiro espiritual, e tem como finalidade oferecer uma preparação humana, intelectual, espiritual e prática para esses missionários. Com efeito, é preciso que os missionários e as missionárias retalhem um tempo para si, para um encontro consigo, com os outros e com Deus, dispondo-se a enfrentar os desafios da missão além-fronteiras. Esse Curso proporciona um importante momento de reflexão e de estudo antes de partir para essa experiência tremenda e fascinante de tornar-se hóspedes na casa dos outros.

O Curso de Formação Missionária Ad Gentes 2010 tem como enfoque a missão segundo o evangelista Lucas: missão como cumprimento das escrituras; missão como anúncio da conversão e do perdão a todas as nações; missão começando por Jerusalém; missão como testemunho; missão como ação do Espírito (cf. Lc 24,44-49). A universalidade dessa visão missionária se expressa no anuncio de salvação vinculado ao surpreendente encontro com a pessoa de Jesus.

A partir dessas perspectivas bíblicas, o Curso tratará das principais questões que sobressaem da experiência missionária além-fronteiras, seguindo sete abordagens: humano-afetiva, bíblica, histórica, antropológica, teológica, prática e espiritual. O Curso ad Gentes 2010 acabará no dia de 1 de setembro.
FONTE: www.cnbb.org.br