Cidade e Universidade juntas na evangelização

Os calouros que chegaram a Universidade Federal de Viçosa (UFV) este ano foram recebidos de forma diferente. O Ministério Universidades Renovadas e o JSC (Jovens Seguidores de Cristo), grupo de oração presente há 28 anos na cidade, uniram-se para fazer uma calourada católica. Isso mesmo! A idéia surgiu do MUR e foi abraçada pelo Jota – “apelido” do JSC – com muito entusiasmo. O objetivo era acolher os calouros, transmitindo a eles o amor de Deus e permitir que conhecessem os grupos de oração que existem na cidade e na universidade para que possam se integrar a eles.

A organização da festa de sucesso começou no ano passado. Foram vários encontros entre as coordenações dos dois movimentos e muita oração conduzindo os trabalhos. A calourada aconteceu no domingo, 15 de março, e contou com a presença das bandas católicas Unus e Magnificat que animaram a galera com muita evangelização. Natanel Coutinho, integrante da banda Unus relatou que foi uma grandiosa experiência ministrar a música nesse evento: “Tocar aqui hoje foi fazer a vontade do Pai. Usar de miseráveis como a gente para levar a beleza do amor Dele, da graça Dele aos nossos irmãos”. E o vocalista da banda Magnificat, João Paulo de Oliveira, completa: “Saber que você pode sentir uma alegria verdadeira sem precisar do álcool, sem precisar de violência lá fora. Onde tem tantos jovens, tantas pessoas que são sedentas por Deus e outras pessoas que nem conhecem a Deus e estão presentes, podendo ouvir de Deus, cantando junto com a gente, pulando junto com a gente, suando junto com a gente, experimentando essa graça de Deus no suor, no cantar, no louvar, no fechar o olho, no encostar na pessoa que está do lado, isso é muita graça de Deus nas nossas vidas”.

Para atender cerca de 280 pessoas, muitos foram os que serviram nessa festa. A graduanda em Jornalismo, Monizy Amorim da Rocha Brás, que participa tanto do MUR como do JSC, atendeu ao chamado do Pai e se alegrou muito em servir os irmãos. Ela contou que “servir é uma sensação inigualável, porque você vê o irmão estando feliz”.

Durante a festa foram passadas fotos e vídeos sobre os grupos de jovens, como uma maneira de apresentá-los aos que estão chegando à cidade. Além disso, outra novidade foi a cortesia de drinks sem álcool preparados na hora, com sorvete, leite condensado e cobertura de chocolate ou morango. Sem contar a decoração com fotos dos integrantes dos grupos, desenhos dos mascotes, feito por Willian Abranches do Nascimento do JSC e o tradicional desenho das 4 pilastras, simbolizando a entrada da UFV.

A coordenadora do MUR-Viçosa, Kiara Zancanaro Motter, contou que não é a primeira vez que o MUR realiza uma calourada, mas que foi a única feita em conjunto com outro grupo. A festa “Renovando a calourada com o Jota”, foi, para ela, uma forma de permitir aos calouros uma maneira de se entreter sem deixar de lado a santidade. Já para o coordenador do JSC, Felipe Castro Reis, o objetivo principal da calourada “foi levar Deus às pessoas de alguma maneira. Seja através da nossa alegria, da música, de qualquer outra coisa, da nossa amizade de integração mesmo das pessoas.”

Quem também marcou presença foi a coordenadora geral da RCC Viçosa, Adriana Moutinho. Segundo ela, “o que mais Jesus fez foi acolher as pessoas. Então, o papel fundamental dessa calourada é o acolhimento. É dizer para as pessoas que chegam aqui que elas são muito bem vindas”. E esse desejo de recepcionar os calouros com amor e alegria foi realmente sentido por eles. A caloura de secretariado executivo, de 22 anos, Adriana de Paiva Gonçalves foi convidada por uma amiga e relatou que “não esperava uma recepção tão calorosa”. O calouro de direito, 21 anos, Caio Alexandre Negrão lembrou-se da forma como os novos estudantes são tradicionalmente recebidos nas universidades e contou estar feliz com a maneira que foi recebido pelos irmãos. Ele já conhecia a RCC e disse que ir a uma festa como essa foi “algo emocionante, principalmente por fugir do trote violento”.

Para os universitários e demais jovens que compareceram a festa, a calourada católica foi uma oportunidade ímpar de fortalecer os laços entre os variados grupos de oração, relevando o objetivo comum existente entre eles que é a evangelização.

JSC – todo sábado, às 17 horas (começando com a Santa Missa), no salão paroquial ao lado da Matriz Santa Rita de Cássia e às 18 horas reunião.

MUR
Semente: SEG a QUI, das 13:00 às 13:50, PVA 310.
GOU Cenáculo do Senhor: SEG, das 19:30 às 21:15, na Capela da UFV.
GOU Morada do Espírito Santo: TER, das 20:05 às 20:25, no PVA sala 236
GOU Sagrado Coração de Jesus: QUA, das 20:05 às 20:25, no PVB sala 301
GOU Nascente: SEX, das 9:30 às 9:50, no Coluni (sala de projeção)
GOU Imaculado Coração de Maria: SEX, das 12:15 às 13:50, na Capela da UFV.
Terços: 2ª 12:00 / 3ª 18:30 / 4ª 07:20 / 4ª 12:00 / 5ª 12:00 / 6ª 11:50

Na Capela também tem:
Santa Missa: SEG a QUI, das 17:55 às 18:30
Santa Missa: DOM, às 17:40
Adoração ao Santíssimo Sacramento: SEX, das 17:30 às 18:00
Celebração da Palavra: SEX, às 18:00
GO Resgate: QUA, das 19:45 às 21:30

Calourada Ministério Universidades Renovadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *