Crônica da Instalação Canônica

Rev.dos Abades, Abadessas
Priores, Prioresas
Familiares, amigos, benfeitores

“Tu és digno,ó Senhor nosso Deus, de receber a glória ,a honra e o poder, porque criaste todas as coisas,e pela tua vontade é que elas existem e foram criadas.” (Ap. 4,11)

Dia 11 de julho de 2008 – Solenidade de nosso Pai São Bento, o Mosteiro Mãe de Deus foi canonicamente instalado em Viçosa – MG.

“Este é o dia que o Senhor fez para nós”. (Sl117)

Estiveram presentes na solenidade da Bênção do Mosteiro o pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, Reverendíssimo Padre Paulo Dionê Quintão, que abraçou de corpo e alma a vinda do Mosteiro para Viçosa; Reverendíssimo Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre; vários colaboradores na preparação e transformação do tão conhecido Castelo Chequer em nova moradia para as monjas do Mosteiro Mãe de Deus; a Sra. Débora Chequer, com sua mãe; Lúcia Molica, (cujo sítio visitamos para ver a possibilidade do Mosteiro se instalar ali); Maria Helena, oblata beneditina do Mosteiro da Virgem; Sua Excelência Reverendíssima Senhor Arcebispo de Mariana, MG, Dom Geraldo Lyrio Rocha, acompanhado de Mons.Celso Murilo Souza Reis.

O Sr. Arcebispo procedeu ao ritual da bênção, na capela, onde com saudação paternal, acolheu as sete monjas e uma oblata claustral. Abençoou, em seguida, as dependências do mosteiro, e por fim, descortinou a placa em comemoração a tão significativa data.

A Santa Missa teve início às 19h30, no Santuário Santa Rita, onde havia uma grande faixa na entrada, dando-nos as boas-vindas. Duas Bandas de Música faziam relembrar nossa infância. Entramos em procissão com os concelebrantes, diáconos, ministros e o presidente da celebração, Dom Geraldo Lyrio Rocha. O povo cantava ao som do órgão, de dois violinos e uma flauta transversal; parecia a “ante-sala” do céu, pois a presença de Deus, da Mãe, dos Anjos e Santos se misturava com o ritmo da dança do incenso.

As saudações iniciais foram proferidas pelos oblatos do Mosteiro de São Mateus: Marcos (Irmão Bento) e sua esposa Hilda Simone (Irmã Plácida) que residem atualmente em Viçosa.

Assim disseram: “Reunimo-nos neste Santuário para a celebração da Instalação Canônica do Mosteiro Mãe de Deus, da Congregação Beneditina do Brasil. A chegada das Monjas Beneditinas em nossa Arquidiocese é um sinal do chamado de Deus à conversão de nossos costumes. Pelo labor da obediência, orientemos a nossa vida para Cristo”.

A Homilia do Sr. Arcebispo foi extasiante. Foram enaltecidas: a vida de São Bento e a Ordem Beneditina.

Nossa vinda para Viçosa foi como uma “Tocha Olímpica”. Primeiramente passou pelas mãos de Madre Vera Lúcia, do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, (São Mateus), que a entregou aos Oblatos Marcos e Simone, em seguida ao Padre Paulo Dionê, Lúcia Molica e, finalmente, chegou às mãos paternais do Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha que vibrou e fez acontecer.

Para todos ainda parece sonho que se tornou realidade tão depressa.

Nós te agradecemos, Senhor, pela nossa vida, pelos prodígios que operas diariamente em nós.Tua bondade não se esgota jamais, e não desviaste Tua face de nós. Sê bendito para sempre. Amém.

A Cronista

Mosteiro Mãe de Deus
Alameda Roystonea , 405
Bairro Vereda do Bosque
36570-000 Viçosa – MG
mmdeus@buynet.com.br