Deus me ama, sou capaz de amar

EF 3, 14-21: 14.Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai, 15.ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra, 16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior. 17.Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, 18.a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19.isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus. 20. Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos, 21.a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.

A Palavra nos convida à Adoração, reconhecendo que a Deus devemos tudo: tudo o que temos e que somos. Tudo o que existe, tanto no céu como na terra, ou seja, as coisas invisíveis como as visíveis, devem a sua existência ao Deus Criador, que do nada as criou. Prostrar-nos diante de Deus dobrando nossos joelhos em adoração e agradecimento, pois a nossa vida deveria ser um eterno louvor, uma eterna ação de graças ao Senhor que nos criou por amor e para o amor. Toda a humanidade é amada por Deus, todos nós aqui somos muito amados por Deus que desejou a nossa existência. Desde o momento da nossa concepção, a amor de Deus se manifesta na nossa vida (Sl 138, 13-15).

Neste gesto de dobrar os meus joelhos diante do Senhor Deus em reconhecimento ao senhorio d’Ele sobre tudo o que existe, é que mergulho em sua graça e descubro nas profundezas do seu Ser o tesouro incalculável que Ele mesmo tem reservado para cada um de nós seus filhos muito amados. Quando me coloco diante de Deus em adoração Ele me robustece poderosamente na graça do Espírito Santo.

Se você tem se sentido fraco, ou melhor, se existem áreas na sua vida por onde o pecado tem entrado com mais facilidade e você tem caído com freqüência no mesmo pecado, existe um remédio: adorar a Deus. Pois é na Adoração que somos robustecidos pela graça de Deus. Funciona como uma academia de ginástica. Mas precisa ser persistente e não deixar se abater pelo desânimo nem pela preguiça. Quem pratica musculação numa academia sabe muito bem disso. Para ficar sarado, com barriga de tanquinho, não é só fazer a matrícula e continuar levando a vida do mesmo jeito. Mas preciso me matricular na academia, mudar alguns hábitos, principalmente com relação à alimentação e também ir todos os dias, faça chuva ou faça sol, estando alegre ou triste.

Para que eu seja robustecido pela graça de Deus eu preciso mudar alguns hábitos, por exemplo, tirar alguns minutos do dia para estar diante do Senhor. E alguém poderia perguntar: mas então funciona como uma troca, ou seja, eu dou alguma coisa para Deus, como o meu tempo, por exemplo, e em contra partida Ele me enche com o Espírito Santo. Não é assim, pois Deus não se vende e não negocia a graça. O fato de Deus me chamar para a Adoração é que deste modo vou dando mais espaço para Ele na minha vida. O fato de eu me colocar em sua presença todos os dias por algum tempo vai fazendo com que eu abra sempre mais as áreas da minha vida à presença amorosa do Senhor Deus. A medida que Deus usa para me encher é a mesma da minha abertura a Ele.

E Deus me robustece, me fortalece, tendo em vista o homem interior. Deus se preocupa com a minha aparência interna. Ao contrário de mim que me preocupo com meu cabelo, com meu rosto, com meu corpo, minhas roupas e sapatos, casa e carro. Pois Deus sabe que a minha felicidade não reside em coisas exteriores, mas a verdadeira felicidade eu a encontro dentro de mim mesmo. Por isto Deus se preocupa com o meu coração, com a minha alma. Deus quer homens e mulheres de corações sarados.

Neste me prostrar diante de Deus a minha fé se fortalece. Não é qualquer coisa que vai abalar a minha fé. Não são notícias acerca de pecados de alguns sacerdotes hoje ou práticas da Igreja no passado que vão me abalar interiormente, pois sei em quem pus a minha fé e vou compreendendo cada vez mais porque a Igreja é santa e pecadora. Deus robustece o homem interior e fortalece a nossa fé, me ensinando a enxergar as situações do cotidiano com o olhar de Jesus. Sinônimo da palavra caridade é amor.

À medida que me abro ao Espírito Santo o meu coração vai criando raízes no amor. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele (I Jo 4, 16b).

Se estou em Deus sou capaz de amar, pois Deus é amor!

Estamos na escola do amor: “… a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento,…” onde me sinto amado ao extremo e ao mesmo tempo sou impelido a amar também. Deus me conhece e sabe que eu preciso ser amado e preciso amar também. Se só recebo amor e não aprendi a amar, cresço mimado, mas se amo e não recebo amor, torno-me frustrado. O equilíbrio está em me sentir amado e dar amor. Quando amamos nos tornamos mais parecidos com Deus. Quando lançamos um olhar mais amoroso para a realidade que nos cerca, estamos aproximando o nosso ver e julgar do ver e julgar do próprio Deus que ama acima de tudo. E assim, como conseqüência, a nossa ação também vai ser mais parecida com a de Jesus. A boca fala daquilo que o coração está cheio.

È assim que “sou cheio da plenitude de Deus”, ou seja, quando deixo Deus agir livremente em mim, no meu coração, e nas pessoas por meio daquilo que eu faço. Só o Amor tem a capacidade de transformar os corações. Se deixar o amor agir livremente na minha vida, com certeza, muitos milagres vão acontecer por força “Daquele que pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos” (Ef 3, 20).

Fica o convite para que eu tire uns minutos do meu dia para estar diante de Jesus, seja numa Igreja, seja no meu quarto. Nós, pela nossa própria força não podemos nada, mas robustecidos pela graça de Deus, tendo o nosso coração arraigado na caridade, podemos contribuir muito na missão de anunciar que o Reino de Deus está entre nós e também em dar o nosso testemunho de cidadãos deste reino. Tudo isto para Glória de Deus que é Pai, Filho Espírito Santo. Amém!

Um comentário

  1. será possivel alguém não amar ???

    nossa natureza e amor, pode -se fingir, bloquear mas ninguém pode ficar sem amor, em todos os sentidos

    De pai mãe filhos esposa, amigos etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *