Entrevista: Denis Duarte – (A experiência de ouvir e transmitir a voz de Deus)

01 – Como surgiu a moção para escrever este livro? Sobre o que trata o livro?
No meu primeiro ano em São Paulo, enquanto cursava a especialização também trabalhava como gerente de conteúdo da Webtv da Canção Nova em Cachoeira Paulista e lá me convidaram para escrever alguns textos na linha que estudava (que era a de Tradição Profética) para serem publicados no portal da Canção Nova e a medida que via os resultados que os textos causavam nas pessoas ia crescendo o desejo de publica-los num livro. O fio condutor do livro então é a experiência dos profetas bíblicos em ouvir e depois transmitir a voz de Deus aos outros, trazendo essa experiência para também nós a vivenciarmos hoje.

02 – Por que este título? Como surgiu a inspiração?
O editor e eu buscamos um título que fosse bem fiel ao conteúdo do livro. No início achamos grande, mas aos poucos fomos entendendo que é justamente a Experiência de ouvir e transmitir a voz de Deus que marcou a atuação dos profetas bíblicos e que essa experiência, proposta no livro, é possível a todo cristão que no batismo recebe o múnus – a função profética de Cristo.

03 – Quais as maiores dificuldades encontradas por você no decorrer do processo de elaboração deste livro?
Primeiro foi ter coragem de encarar esse projeto, pois lançar um livro é algo muito sério e trabalhoso, mas graças ao apoio e incentivo de amigos decidi publicar.

Depois foi fazer a seleção dos textos, pois cada um tem sua história, sua particularidade para mim, mas com a ajuda dos próprios internautas que tiveram acesso a alguns dos textos através do portal Canção Nova e portal Kairós isso ficou mais tranqüilo.

04 – Por que você escolheu o SEARA para o lançamento de seu livro?
Assim que fechei com a editora a publicação do livro em julho do ano passado, disse ao editor: “Quero lançar no carnaval”. E logo depois entrei em contato com a Adriana, coordenadora da RCC em Viçosa, contei sobre o livro e pedi: “Quero lançar o livro na minha casa”. Viçosa é minha casa, RCC-Viçosa é minha comunidade e Seara é meu carnaval. Nessa cidade, nessa comunidade e nesse retiro eu cresci, me formei, aprendi muita coisa e principalmente, aqui decidi fazer do estudo das Sagradas Escrituras a minha missão, o meu lugar na Igreja. Essa é uma maneira, para mim, de retribuir todo o bem que “a minha casa me proporciona”.

05 – Quais os sentimentos vivenciados por você na elaboração deste livro? Como foi a experiência de escrevê-lo?
Sem dúvida a grande motivação para escrever os textos foi o fato de muitas e muitas vezes encontrar e conversar com pessoas desanimadas, abatidas, derrotadas e que não acreditam que as coisas podem melhorar para elas e para as pessoas a sua volta.

Nas minhas pesquisas sobre as experiências vividas pelos profetas percebi que qualquer um de nós pode saborear os mesmos momentos vividos por estes homens, pois eles eram pessoas comuns como nós: Amós era desempregado e fazia bicos, Gedeão era pobre e muito jovem, Oséias foi traído pela esposa, Jonas era medroso e mentiroso (e acho que meio depressivo), Moisés era fugitivo, assassino, gago e medroso… e ainda assim todos viveram a experiência de ouvir e transmitir a voz de Deus.

Por isso escrevi o livro pensando nessas tantas pessoas derrotadas pela vida, para que acreditem, ouçam e transmitam a voz de Deus que também a eles é dirigida e que “não volta sem produzir seu fruto”.

06 – O que você gostaria de falar a todos àqueles que pretendem conhecer o seu livro?
Acho que sou meio suspeito para responder a essa pergunta. Então eu quero colocar aqui um trecho da apresentação do livro, gentilmente escrita pelo Márcio Mendes da Comunidade Canção Nova que tanto me incentivou a publicar. Diz ele:

Denis Duarte afirma uma coisa que não vou mais esquecer: “A profecia surge em momentos de sofrimento”. É verdade. Deus se aproxima de quem sofre. Neste livro você poderá experimentar como o Criador está perto de você. Você verá que ele tem ouvido suas orações porque ele está muito próximo.

Eu queria que todas as pessoas que estão passando por algum momento difícil em sua vida pudessem fazer essa leitura. Gostaria que todos os meus amigos pudessem ler A experiência de ouvir e transmitir a voz de Deus. Ficaria contente se todos pudessem experimentar o alívio e a felicidade que encontrei nessa leitura.

Sobre o livro

Ao longo da história, a humanidade tem tomado rumos que muitas vezes colocam-na em meio à areia movediça ou a caminhos onde prevalecem as trevas e a escuridão. O desespero para apegar-se em algo que traga segurança e esperança é tamanho que acabam deixando de lado o verdadeiro e indestrutível refúgio: Deus. Buscando nas experiências vividas pelos profetas bíblicos e também das lições aprendidas, o autor procura retirar a venda dos olhos daqueles que ainda estão perdidos, levando-os a experimentar e vivenciar os planos do Criador.

Sobre o autor:

Pesquisador, professor e escritor, Denis Duarte é formado em Letras, licenciado em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É Especialista em Bíblia na área de Tradição Profética pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e é mestrando em Ciências da Religião na área de Literatura e Religião no Mundo Bíblico também na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Trabalhou como Gerente de Conteúdo da Webtv Canção Nova – Fundação João Paulo II e atuou também como diretor, produtor, repórter e apresentador na mesma webtv.

Na internet, escreve para os Portais Canção Nova, Kairós e RCC Viçosa, assina um blog pela Canção Nova, além de produzir e apresentar um podcast e um programa na WebtvCN.

Autor do livro: Se Creres, Verás a Glória de Deus – publicado pela RCC-Viçosa/MG (produção independente/esgotado).

Denis Duarte participa da Renovação Carismática Católica desde 1993 e pregou diversos retiros e encontros, especialmente no estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.