Evangelho da Semana (João 10,1-10)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

Caríssimos irmãos e irmãs! Paz e bem!

Lemos no catecismo da Igreja Católica que “a vocação da humanidade é manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do Filho único do Pai. Esta vocação reveste-se de uma forma pessoal, pois cada um é chamado a entrar na bem-aventurança divina. Mas diz também respeito ao conjunto da comunidade humana” (§1877).

Neste dia mundial de oração pelas vocações, o Evangelho nos mostra onde devemos passar para bem cumprir a nossa vocação… o caminho certo é passar pela Porta que é o Senhor Jesus Cristo, ressuscitado (Ele vive entre nós… Aleluia!!!!).
Certo, só somos verdadeiramente felizes se cumprimos nossa vocação, mas às vezes ficamos perdidos, sem animo, sem rumo e na alegria de sermos cristãos, hoje o Senhor vem nos lembrar que Ele é a Porta por onde devemos passar para obter a vida e vida em abundancia!!!

Outra coisa marcante é que se nos colocarmos no lugar das ovelhas da parábola deste Evangelho vemos que podemos contar com pastores, que são amigos do Bom Pastor e que nos conduzem à Vida em Abundancia. São os nossos sacerdotes e diretores espirituais, nossos bispos e nosso amado Papa, mas também nossos pais, nossos coordenadores de grupo que caminham a nossa frente pelo sim que deram ao Dono da Messe. Conhecemos bem a voz desses pastores e podemos seguir os caminhos por eles indicados porque sabemos que vamos estar sempre em segurança rumo à alegria eterna!

Por outro lado, o Senhor nos chama… nos chama a sermos pastores, a estarmos a frente de suas ovelhas, para protegê-las do ladrão, do estranho. E para isso é preciso ouvir o chamado do Senhor, estar de ouvidos atentos, pela oração, pela freqüência nos sacramentos… “A vida no Espírito realiza a vocação do homem” (CC §1699). E é isso mesmo… uma vida no Espírito, uma vida de quem experimentou a vida, a morte e a vitória da Ressurreição do Cristo nos leva a cumprir nossa vocação… a dizer um sincero SIM!

Para finalizar, sejamos pastores ou sejamos ovelhas, O Amor é o que deve nos conduzir!! Só por amor poderemos dar nossa vida pelas ovelhas, só por amor nos deixamos guiar pelo Senhor, só “o Amor jamais acabará” (I Cor 13, 8ª)!!

Que Maria Santíssima, Senhora de Fátima, interceda por nós e que ela nos ajude a conhecer profundamente o Senhor e a lhe dizer SIM incondicionalmente!