Os Diáconos na Igreja

Eles são mais de vinte e cinco mil e estão presentes em vinte e cinco países. Receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem e cuidam do serviço da caridade. Sob a presidência do Bispo Diocesano, formam o “Diacônio” nas Igrejas Particulares onde exercem o ministério ordenado, tendo como patrono São Lourenço, celebrado liturgicamente a 10 de agosto.

Restaurado no pontificado de Paulo VI, sob as luzes do Concílio Vaticano II, este Ministério Ordenado é antigo na História da Igreja. Quando tomamos o Livro Sagrado, em Atos dos Apóstolos lemos: “Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, surgiram murmurações dos helenistas contra os hebreus. Isto porque diziam aqueles, suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Os Doze convocaram então a multidão dos discípulos e disseram: ‘não é conveniente que abandonemos a Palavra de Deus para servir às mesas. Procurai, antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desta tarefa. Quanto a nós, permaneceremos assíduos à oração e ao ministério da Palavra’. A proposta agradou a toda a multidão. Escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos Apóstolos e, tendo orado, impuseram-lhes as mãos.” (At 6, 1-7)

Merece destaque a palavra do Prefeito da Sagrada Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes: “Ao restaurar a possibilidade de diáconos permanentes, o Concílio Ecumênico Vaticano II quis munir de novas forças a Igreja. Os diáconos permanentes podem ser casados. Deste modo, trazem uma experiência matrimonial, que contribui em seu ministério ordenado.

Os diáconos são ministros ordinários da Palavra e do Batismo. Abençoam os Matrimônios. São encarregados especiais da caridade e da solidariedade para com os pobres”. (REDEVIDA, Informativo Mensal de Programação, ano III, nº 33, pág. 1).

Tem sido extremamente positiva a vivência deste ministério ordenado na Arquidiocese de Mariana. Com um Diacônio composto por 15 membros, expande-se com grande proveito pastoral o número daqueles que são convocados para essa consagração. Através da Escola Diaconal São Lourenço, instituída em 1993, estão se preparando, com o apoio de uma equipe de formação, um significativo grupo candidatos ao diaconato.

Colaborador da Ordem Episcopal este ministério está diretamente ligado ao Bispo. Sua missão é o serviço da caridade. Passo a passo vamos descobrindo e apreciando sempre mais quem são OS DIÁCONOS NA IGREJA.