Por que só Comungamos a Hóstia e não bebemos o Vinho consagrado?

Em primeiro lugar é preciso dizer que em muitas igrejas as pessoas já Comungam sob as duas espécies, isto é, Pão e Vinho consagrados. Depende de cada Bispo essa autorização, desde que não haja risco de profanação.

É preciso entender que no Pão consagrado Jesus está em plenitude: corpo, sangue, alma e divindade; assim, quem Comunga o Pão eucarístico comunga plenamente. Da mesma foram Jesus está em plenitude apenas no Vinho. A distribuição do Vinho consagrado nem sempre é fácil, especialmente quando há grande multidão, e isso pode gerar profanação do Vinho sagrado, havendo derramamento do mesmo; além disso, a quantidade que não for usada não pode ser guardada no Sacrário porque se estraga, e Jesus não mais estará ali presente.

Por isso a Igreja optou pela Comunhão apenas no Pão consagrado.

16 comentários

  1. confio plenamente em sua explicacao,pois foi confiado ao representante maior na terra do Senhor Jesus,pois ele mesmo disse tudo o que ligares na terra sera ligado no ceu,e o que desligares na terra sera desligado no ceu,se o magisterio da igreja optou pelo pao consagrado,tenho plena conviccao esta ligado no ceu,abracos Deus te abencoe,prof.Felipe Aquino

    1. O meu querido. a palavra de Deus diz que céus e terras passarão, mas sua palavra não passará (mateus 5:18 e Lucas 16:7) e Jesus Cristo que é o próprio Deus disse: Tomai TODOS e bebei.
      Ele não abriu exceção e nem disse que poderia ser de outro jeito que o efeito é o mesmo! temos que aprender a ler a biblía. Deus não vem buscar a religião, vem buscar adoradores e vem buscar a Igreja de Cristo. que somos nós, como templo do Espirito Santo de Deus. Isaías 44:9 / 45:20 Deuteronomio 27;15 ICorintios 10:14. JESUS TE AMA. Tire suas duvidas na bíblia ela é nosso escudo e nossa espada.

      1. Esatamente foi isso que ele nos ensinou,tomai todoss e nao uns e outros,dizem uns e outros que a biblia tem varias interpretação mais não ,isso não eh verdade,o povo que tem que aprender a ler e obedecer.concordo com você Iara.

    2. bom dia sobre a resposta que deu a Ceia do Senhor o pão e o vinho devem ser compartilhados por todos os crentes fiéis a palavra de DEUS. pense um pouco ai comprar vinho e pão para tantas pessoas, quanto custaria para a igreja católica hem? isso e só para reduzir o custo da ceia do Senhor Jesus.

    3. MEU NOBRE IRMÃO, TEMOS QUE FAZER COMO JESUS ENSINOU, Á ORDEM DE JESUS É SOBERANA, ESTA ALEM DAS NOSSAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS, E DE NOSSAS TRADIÇÕES NÃO PODEMOS NEGAR OS MANDAMENTOS DE JESUS QUE, DISSE AQUELE QUE NÃO COMER DA MINHA CARNE E, NÃO BEBER O MEU SANGUE, NÃO TEM PARTE COMIGO:

      DEUS O ABENÇOE:

  2. eu já estou de acordo com o primeiro pois Jesus disse cede imitadores de cristo e como ele fez a ceia devemos seguir a um jeito pra tudo até para distribuir o suco de uva na igreja ou molhar o pão no suco seria uma união do pão e o suco representando o corpo e o sangue.
    abraços e a paz de Jesus.

  3. Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. João 6:53 desculpe me mas discordo talvez por falta de informação,mas discordo.Jesus nos ordenou que comecemos e bebecemos do seu corpo e sangue concordo que é dificil mesmo distribuir o vinho a multidao mas jesus nunca disse que seria facil servi lo crei o eu que no sangue de Jesus ha poder e a igreja nao devia me privar dEle não deveria ser um obstaculo entre mim e Ele ao contrario devia me
    conduzir a Ele. afinal Jesus não disse que so o pão nos bastaria mas devimos tomar tambem do seu sangue, acredito que se a igreja ao menos molhasse a Hóstia no vinho estaria cumprindo melhor a missão que Jesus a deu.
    A paz de Cristo seja com vcs.

  4. Concordo que não precisa ser vinho, um suco de uva representaria , e o ato de molhar uma pontinha da hóstia tambem

  5. A Igreja deveria rever essa tradição e administrar o sacramento sempre em duas espécies. Se ortodoxos, anglicanos e luteranos conseguem, a Igreja Católica também consegue. Quanto a estragar o vinho consagrado, isso resolve-se como em outras igrejas: o sacerdote bebe o que sobrar no cálice.

  6. NA VERDADE A CEIA DO SENHOR SEMPRE SERÁ UM MOMENTO DE RECORDAR O SEU SACRIFÍCIO NA CRUZ POR TODOS OS QUE NELE ACREDITAR…O ACEITAR COMO SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA, A CEIA SEMPRE DEVE SER ENTREGUE POR COMPLETA…

  7. Jesus disse que quem não comer e beber não terá parte com ele.
    Então Jesus os advertiu: “Em verdade, em verdade vos afirmo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida dentro de vós.
    João 6,53
    Isso é uma heresia, é profanar a santa ceia.

  8. E uma situação decorrente de profundas transformações no seculo XII segundo Baschet como segue:
    …assim, no decorrer do seculo XII, a comunhão sob as duas santas especies, o pão e o vinho, e progressivamente reservada aos clérigos, ao passo que os laicos tem acesso somente a primeira. Jérôme Baschet em Civilização feudal.

  9. A igreja não deveria privar as pessoas de comer o pão e beber do seu vinho ou suco da videira,pois é direito dado por Cristo Jesus para todos os cristãos,quando tira essa ordenança de Cristo,,e começa a por obstáculos para não obedecer,já entra uma coisa que se chama apostásia,nenhum ministro que diz ser de Deus ,não deve negar esse direito ,que é de todo cristão ,e nem impedir das pessoas entrar no céu,pois a Palavra de Deus,é única e ela jamais mudará uma única letra, ou um único acento ,pra agradar alguns,se a pessoa só come o pão, que representa a carne de Cristo, e não toma o vinho ,que representa o seu sangue,a Ceia foi entregue aos fiéis pela metade,não está completa,devemos nos lembrar que Jesus pagou um alto preço por nós,derramando seu precioso Sangue na cruz do Calvário por nós,e não é cristão ,sermos privados de tomar o seu sangue que nos purifica de todo o pecado,toda igreja deve instituir diáconos que ajudem na distribuição da ceia,ou ao menos ter um cálice com vinho ou o suco da videira,,onde o pão deve ser molhado,e entrgue aos fiéis,ísso deve ser corrigido, e não negar ninguém de fazer parte do corpo e do sangue de Cristo,os fiéis devem revindicar seu direito da ceia ,diante dos seus superiores ,e comungar como Jesus ordenou ,ou afinal ,a quem devenmos obedecer a Deus ou aos homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.