Papa nomeia dois novos bispos para o Brasil

O papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil. Trata-se de padre Néri José Tondello, para a vacante diocese de Juína (MT) e padre José Moreira da Silva, para a diocese de Januária (MG). Padre José Moreira assume Januária depois da renúncia de dom Anselmo Müller, em conformidade com o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

Padre Néri nasceu em 24 de março de 1964 no município de Antônio Prado (RS). Fez filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS) e licenciatura plena em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), no Seminário Maior São Lucas de Viamão.

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 18 de abril de 1993, na diocese de Caxias do Sul. Padre Néri tem mestrado em Filosofia e Teologia pela PUC-RS, além de doutorado em Doutrina Social da Igreja, pela Universidade de Granada, na Espanha.

O novo bispo foi vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado (RS), e nas comunidades da arquidiocese de Cuiabá (MT), na paróquia Nossa Senhora da Guia. Foi assistente do curso Propedêutico do Seminário Diocesano, no Santuário Diocesano, em Farroupilha (RS) entre os anos 1999 a 2001. Além de ter sido reitor do Seminário Maior de Caxias do Sul e do seminário Maior Sagrado da diocese de Juína, na cidade de Várzea Grande (MT), diocese a qual a Igreja de Caxias do Sul mantém o compromisso de igreja-irmã.

Como diretor espiritual ele trabalhou nos seminários São João Maria Vianey, em Várzea Grande, na diocese de Sinop (MT) e no Seminário Bom Pastor, na diocese de Rondonópolis, na mesma cidade. Atuou também como professor de Filosofia, Sociologia, Ética, Doutrina Social da Igreja e Teologia Moral no Studíum Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (SEDAC).

Januária

Já o novo bispo da diocese de Januária (MG), padre José Moreira da Silva, nasceu em 8 de junho de 1953, no município de Ponte Alta do Tocantins (TO). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG) nos anos 1976 a 1981 e ordenado presbítero em Porto Nacional (TO) em 17 de janeiro de 1982. Fez estudos bíblicos entre os anos 1991 a 1993, Espiritualidade no Pio XI Salesianos de São Paulo (SP) em 2000 a 2001, e Direito Matrimonial no ITESP de Florianópolis (SC) de 2003 a 2004.

Seus trabalhos pastorais começaram em Arraias (TO) como vigário cooperador na paróquia Nossa Senhora dos Remédios nos anos 1982 a 1984. Foi pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campos Belos (GO) de 1984 a 1996, em Gurupi (TO), Porto Nacional, Taguatinga (TO) e atualmente estava na paróquia Santo Antônio, em Gurupi, na diocese de Porto Nacional, no estado do Tocantins.

Fonte: www.cnbb.org.br