Evangelho da Semana (Mt 25,1-13)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola:

‘O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando
e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: `O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.

As imprevidentes disseram às previdentes:`Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.’ As previdentes responderam: `De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’.

Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: `Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: `Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora. Palavra da Salvação.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

Ao ler este evangelho, comecei a refletir sobre todas as situações da minha vida sobre as quais preciso da intervenção de Deus e tenho aguardado ansiosa a sua chegada.

Quantas situações eu e você temos e precisamos que Deus resolva? Seja desde algum vício na família, uma busca por emprego… a conversão de alguém…a conquista de uma casa própria e tantas outras necessidades que cada um conhece bem.

E ao pensar nisso, fiquei feliz por perceber que Jesus ainda não chegou nesta situação, pois eu detestaria estar no lugar das noivas imprudentes, que, embora diante do noivo, não puderam viver este sonho por causa da sua falta de previdência.

O que quero dizer com isto, meu irmão, é que eu e você precisamos nos prevenir e deixar o terreno preparado para Deus. Tal qual uma semente que antes de ser lançada precisa que o campo esteja preparado para dar frutos, assim somos nós. Se a semente encontrar uma terra infértil e árida, não terá como produzir frutos; é preciso preparar o campo de antemão. É preciso ser previdentes e fazer a parte que cabe a cada um de nós para a construção da realidade dos nossos sonhos.

Então, eu te pergunto: O que você pode fazer para preparar o terreno para Deus? Qual a parte que te cabe na construção deste sonho?

Uma vez, li uma frase de um famoso jogador de basquete chamado Oscar Shimdt que nunca mais saiu do meu pensamento. Diz o seguinte: “O impossível só vira realidade se você estiver preparado quando a chance aparecer”.

Por isso, vamos rezar meus irmãos e pedir a Deus que Ele nos ensine a fazer a nossa parte e que aprendamos como preparar os nossos campos para a realização dos planos d’Ele para a nossa vida.

E não se preocupe! Na hora em que você menos pensar, o “noivo” virá e aí cabe a mim e a você estarmos preparados com as nossas “lâmpadas” cheias de óleo para não perder o momento.

Um abraço e até a próxima!