O que dizer da vasectomia e laqueadura?

Sobre a vasectomia, a doutrina da Igreja a proibe, pelo fato de ser uma mutilação no ser da pessoa, e em algo muito importante que é a capacidade de gerar a vida. O mesmo se dá com a laqueadura.

Mas, pelo que parece, você não tinha muita consciência disso quando a fez. Sugiro até que você conte isto a um padre em Confissão, mesmo que não tenha havido pecado grave pelo fato de você não ter, na época, uma consciência mais profunda da questão.

Quem sabe se um dia a medicina a torna reversível e você, então, possa desfazé-la! Fique em paz; e não fique se culpando; ponha isto agora na misericórdia de Deus. Costumo dizer aos homens e mulheres que se esterilizaram, que vale a pena ´assumir´ o cuidado de outras crianças carentes e abandonadas, como se fossem filhos que não podem mais ter; ainda que não seja por uma adoção definitiva, mas pelo menos assistencial. Vale a pena; tem muitos filhos “orfãos de pais vivos” neste mundo.

4 comentários

  1. Boa tarde Professor Felipe.

    Sou de São José dos Campos, catolica traticante.
    Tenho um casal de amigos de tem 3 filhos homens e decidiram fazer vasectomia, eu sou contra pois sem que nosso corpo não nós penteçe e não temos o direito de tirar o que Deus nó deu.
    Gostaria de saber qual passagem da biblia ou alguma sait texto que fala deste pecado,pois como crista gostaria muito de ajudarem a mudarem de ideia e usar outro metodo.
    Desde já muito obrigada, fica com Deus.
    Luciana

  2. Professor Felipe,

    Eu sou casado, tenho dois filhos. Eu e minha esposa somos deficientes físicos. Minha esposa tem os ciclos desregulares. Não sabemos usar tabelhinhas, não dá certo com a gente. Ela mentrua, achando que ela não iria engravidar, ficou grávida. Nossos filhos terão 1 ano e 10 meses de diferença. O primeiro veio com 2 meses de casamento, e a outra virá com 1 ano e 10 meses. A pergunta é: Eu vou encher o mundo de filhos? Se eu não fizer uma vasectomia, vou formar muitas crianças? E ganho muito pouco. O que eu faço? Quero uma resposta no meu email: guisalles32@gmail.com

  3. Seguinte sou crente da Congregação Cristã no Brasil e sei da passagem aonde aponta que é pecado de morte a vasectomia e logo a laqueadura porque se para o homem mais ainda para a mulher. Deuteronômio 23:1
    “Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou for cortado o membro viril, não entrará na assembléia do Senhor”.
    Esta ai a resposta a todos que perguntaram. E os Padres não sabem ou não querem dizer.

  4. Tenho dois filhos na segunda gestação tive uma grande complicaçao e meu médico nos aconselhou a não tentar uma terceira gestação pois corro risco de vida..meu marido decidio então a fazer uma vasectomia mais depois de saber deste pecado estamos sem saber o que fazer…alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.