Tenho algumas dúvidas sobre a questão do idolatrismo, estes dias atrás tivemos uma visita de uma imagem de nossa senhora que percorre o mundo, isso não é idolatrismo? Porque existem muitos católicos que acabam acreditando muito mais em uma imagem que até mesmo no nosso próprio JESUS?

Venerar as imagens não é idolatrismo; Deus proibe “adorar idolos”; isto é, deuses falsos, isso nada tem a ver com imagens de anjos, santos, Nossa Senhora e Cristo; essas apenas representam essas pessoas que estão no céu e intercedem por nós sem cessar. Deus mandou que Moisés fizesse as imagens de dois grandes Querubins e colocá-los sobre a Arca a Aliança. Veja essas passagens:

* Ex 25,17-22 – Deus manda Moisés colocar 2 querubins de ouro na Arca da Aiança, onde Javé falava com seu povo.

* 1Rs 6,23-28 – No Templo construído por Salomão foram colocados querubins de madeira junto à Arca da Aliança. E as paredes do templo tinha imagens de querubins. Tudo feito com ordem de Deus, conforme vemos em 1Cr 22,6-13, e em Ex 31,1-11.

* 1Rs 7,25.29 – No Templo de Salomão havia também bois de metal, leões, touros e querubins.

* Nm 21,8-9 – Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze, e quem olhasse para ela seria salvo.

3 comentários

  1. Bom Dia Prof. Felipe,

    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Agradeço imensamente a Deus pelo seu chamado e pelo seu “SIM”, emprenhado sempre na evangelização, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Através da obra maravilhosa que Deus tem feito em nosssas vidas, utilizando-se da iniciativa do Monsenhor Jonas Abib, a Canção Nova, muitos leigos e cristas afastados têm-se voltado ao estudo da Palavra, bem como o retorno à Igreja.
    Tenho acompanhado o Progama Escola da Fé e tem me ajudado muito em meu processo discípula missionária de Jesus Cristo. Obrigada por sua colaboração para a edificação do Reino de Deus. Que as Bençãos do Senhor seja por vós acolhida a cada dia. Louvado seja Noso Seor Jesus Cristo.
    Abraçs em Cristo,
    Sogiane Enguer (sócia-evangelizadora da Cançao Nova)

  2. BOM DIA.
    GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO BASEADA NA BÍBLIA, PARA PASSAR A UMA AMIGA SOBRE O USO DE PINGENTE DE PIMENTA E OLHO CEGO.
    GRATA.

  3. Entendo, com tudo essas ordens foram dadas pelo próprio Deus de Israel tratando as como arte somente as ornamentações do templo, a da arca além da arte que continha era pra fazer uma replica da própria que esta no templo de Deus no céu, para Deus que pudesse habitar com os homens na terra naquele tempo, exceto a serpente do deserto que tinha um poder sobrenatural de Deus ali para curar o povo de Israel pois eles estavam pecando contra Deus na peregrinação no deserto, e a própria serpente faz referencia a Jesus “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado…” (João 3: 14). Lembremos também que Deus ordenou o rei Ezequias que a destruíssem pois o povo de Israel estava ascendendo Incensos e prestando culta a serpente de bronze e não foi só a serpente que foi destruída mas outras coisas que lá tinha, 2 Reis 18:4) – O Rei Ezequias tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
    Não sou contra a arte sacra, acho fascinante quando a tratadas como artes, mas quando começam a veneralas e prestar cultos tomam se outro rumo perigoso da idolatria diminuindo ou burocratizando o acesso a Deus, nós podemos ter acesso direto a Deus, por que precisamos ter imagens que sirvam de incones e de ligação para Deus? Se eu não tiver Imagem não tenho acesso a Deus? Para alcançar vitória pedindo em nome de Jesus me basta?
    A paz de cristo a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.