Qual o significado de Kairós?

O termo Kairós refere-se tanto a uma personagem da mitologia, quanto uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo. A palavra Kairós, em grego, significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida (WEBSTER, 1993).

Na mitologia grega, Kairós é um atleta de características obscuras, que não se expressa por uma imagem uniforme, estática, mas por uma idéia de movimento. Metaforicamente, ele descreve uma noção peculiar de tempo, uma qualidade complementar em relação à noção de temporalidade representada por Cronos.

Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.

Mas Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro. Kairós é o melhor instante no presente. Ele representa um tempo não absoluto, contínuo ou linear, ao contrário do que propõe a concepção newtoniana refletida no tempo cronológico, socialmente estabelecido (ZERUBAVEL, 1982).

A dimensão de experiência temporal representada por Kairós instala-se em consonância à totalidade dos elementos individuais envolvidos e à dinâmica de suas relações.

7 comentários em “Qual o significado de Kairós?

  1. ótimo conteúdo!!!Que o nosso orhulgo não impeça a graça de Deus. Confissão também é um exercício para a humildade…que possamos no mínimo confessarmos 1 vez ao mês, não nos rendendo aos obstáculos, se pedirmos a Deus, ele abrirá caminhos.

  2. engraçado que tenho pesquisado o significado desse nome e descobri que kairós é um deus grego.Por qual motivo uma pastora e cantora evangélica colocaria esse nome em sua gravadora?

  3. Interessante sua definição sobre Kairós.
    Ontem assisti uma palestra kardecista e o palestrante fez uma explanação sobre Cronos e Kairós, por sinal lindissima, ai fiquei interessada em saber direito sobre os dois.
    Obrigada e um bom-dia

  4. Comunidade Católica Kairós – Janaina, há uma comunidade católica com este nome também, você pode entrar no site http://souumkairos.blogspot.com.br/ e verificar. Tanto evangélicos como católicos usam este nome, como também empresas. Kairós é chamado também “o tempo de Deus”, para diferenciar do tempo dos homens que seria o Cronos (cronológico, hora, minuto, segundo, ano, mês etc.). Kairós seria uma tempo sem passado, presente ou futuro. Se pudermos imaginar como Deus vê, olhando tudo para trás, presente e para frente ao mesmo tempo seria Kairós, ou seja, porque Deus não está limitado pelo Cronos como nós humanos.

  5. Fiquei curiosa em ouvir o Padre Marcelo falar sobre Kairós, e resolvi pesquisar um pouco mais.O tempo de Deus é sempre o tempo exato, correto, certo.Nada acontece no tempo Cronos e sim no Kairós. Adorei a mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>